Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6193
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensinar a ensinar língua materna no Curso de Letras do Instituto Federal Fluminense |
Título(s) alternativo(s): | Teaching to teach the mother tongue in the Program of Letters of the Federal Institute |
Autor: | Silva, Marilia Siqueira da ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, Carmen |
Quarto membro da banca: | Zaccur, Edwiges Guiomar dos Santos |
Resumo: | Este trabalho aborda o ensino de língua portuguesa na Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). Partindo da história da educação no Brasil, traça-se a trajetória das licenciaturas, especialmente a de Letras, uma vez que se trata de uma nova realidade para os institutos oferecer formação em áreas consideradas não prioritárias pelo artigo 7º do Decreto 11.892/08, que estabelece a sua criação bem como os percentuais de sua atuação. Discutem-se ainda os elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem de língua materna a leitura, os aspectos linguísticos e a produção textual - e elabora-se o perfil dos corpos docente e discente do curso, sabendo-se que nele se faz necessário desenvolver a dupla face da docência: o aprender para ensinar. Aprender a ser leitor (se já não o é) para ensinar o ser leitor; aprender a escrever a fim de ensinar a escrever; aprender a utilizar os recursos gramaticais para melhor ensiná-los. Na verdade, é um construir constante: o professor da licenciatura aprende para ensinar a ensinar a um aluno-professor, e tal tarefa foi e tem sido questionada por aqueles que não conseguem vislumbrar essa competência nos institutos federais, levando em conta sua origem de capacitação estritamente técnica. Assim, apresentam-se, por meio da análise de respostas a questionários, depoimentos de professores e alunos da Licenciatura em Letras do IFFluminense quanto à sua formação leitora e suas experiências no decorrer dos primeiros anos do curso, sendo tais vozes importantes não só para a elaboração dos respectivos perfis, mas também para se verificar a influência de uma instituição prioritariamente técnica, tecnológica e profissional que visa à preparação para o mundo do trabalho na formação de leitores críticos, com competência linguística e produtores de textos claros e coerentes. |
Abstract: | This work addresses the teaching of the Portuguese language in the Degree in Letters of the Fluminense Federal Institute (IFFluminense). Starting from the history of education in Brazil, the trajectory of Undergraduate Degree Programs, especially the one of Letters, is traced, since it is a new reality for the institutes to offer training in areas considered non-priority by article 7 of Decree 11.892 / 08, which establishes its creation as well as the percentages of its performance. The guiding elements of the teaching-learning process of the mother tongue are also discussed - reading, linguistic aspects and textual production - and the profiles of the faculty and the learners of the Program are elaborated, knowing that it is necessary to develop the double sides of teaching: the learning to teach. Learning to be a reader (if not already) to teach how to be the reader; learn to write in order to teach writing; learn to use the grammar resources to better teach the learners. In fact, it is a constant construction: the Undergraduate Degree teacher learns to teach how to teach a student-teacher, and such a task was and has been questioned by those who fail to envisage this competence in the Federal Institutes, taking into account their strictly technical background. Therefore, through the analysis of responses to questionnaires, statements of teachers and students of the IFFluminense Undergraduate Degree in Letters are presented concerning their reading background and their experiences during the first years of the Program, being such voices important not only to the profiles elaboration, but also to verify the influence of a technically, technologically and professionally oriented institution that prepares for the working world in the training of critical readers with linguistic competence and producers of clear and coherent texts. |
Palavras-chave: | Federal institutes Portuguese language Reading Writing Linguistic aspects Institutos federais Leitura Escrita Aspectos linguísticos Língua portuguesa Estudo e ensino Professores de português Formação - Brasil Institutos federais de educação, ciência e tecnologia - Brasil Aprendizagem Linguagem e línguas Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6193 |
Data de defesa: | 22-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marilia Siqueira da Silva - TESE.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.