Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6197
Tipo do documento: Tese
Título: A Estrutura Potencial do Gênero (EPG) e o ensino explícito de gêneros do discurso: a configuração dos gêneros de tiras e o ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The Generic Structure Potential (GSP) and the explicit teaching of discourse genres: the configuration of the genres of strips and the teaching of the Portuguese language
Autor: Simões, Alex Caldas 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Pimentel, Carmen
Terceiro membro da banca: Silva, Edna Cristina Muniz da
Quarto membro da banca: Schlee, Magda Bahia
Resumo: Acreditamos que entender as especificidades dos gêneros discursivos por meio de sua configuração parece ser uma condição sine qua non para instrumentalização desse objeto no ensino de língua portuguesa. A tarefa não é simples, haja vista que há gêneros discursivos particulares como é o caso daqueles que investigamos em nossa pesquisa que merecem, por parte dos investigadores, a criação de marcos teóricos específicos de análise. Esse é o caso de muitos gêneros multimodais, e, em especial, o caso dos Quadrinhos e da família de tiras. Em nossa pesquisa buscamos descrever a Configuração Contextual (CC) e a Estrutura Potencial dos Gêneros (EPG) de tiras, a autobiográfica, a cômica, a livre, a cômica-seriada, a de aventura e a de homenagem. Para cumprir tal objetivo, após uma ampla revisão de literatura sobre a EPG e uma ampla discussão de seus marcos teóricos, expandimos as teorias sistêmico-funcionais de Hasan (1989) em direção à configuração de gêneros multimodais e à construção das relações interespecíficas e intraespecíficas entre gêneros, bem como postulamos um conceito de quadrinhos a semiótica dos quadrinhos (ou verbo-visual) que atendesse a nossa pesquisa. Após as nossas análises, que levaram em consideração a realização de elementos obrigatórios, opcionais e iterativos da EPG e a frequência de realização da linguagem dos quadrinhos em cada conjunto de textos, chegamos à conclusão de que existem seis gêneros de tiras e não apenas quatro como conhecíamos tira cômica, a cômica-seriada, de aventura e livre (RAMOS, 2011; 2014; 2017). A tira autobiográfica surge como um gênero próprio e com características particulares, bem como a tira de homenagem. Quando configuramos os seis gêneros em conjunto percebemos que suas diferenças e semelhanças foram muito mais evidenciadas do que se trabalhássemos com a configuração de apenas um gênero por vez. Esse fato nos leva a concluir que ao levar os gêneros do discurso para sala de aula devemos trabalhá-los em conjunto (por meio de famílias de gêneros parecidos) e não isoladamente, como geralmente ocorre nas aulas de língua portuguesa. Isso levará os alunos a perceber duas questões importantes. Primeiro, que os gêneros discursivos podem se relacionam entre si, como nas relações interespecíficas harmônicas de Protocooperação, que surgiu nas tiras autobiográficas; ou nas relações intraespecíficas harmônicas de Colônia, que surgiu nas tiras cômicas, cômicas-seriada e de aventura. Em segundo lugar, os gêneros devem ser trabalhos em sala de aula em conjunto a fim de que os alunos possam entender e replicar sem dificuldade o padrão textual encontrado na família de gêneros estudada. Acreditamos que está no estudo entre os gêneros, e sobre as famílias de gêneros, a possibilidade de potencializar o aprendizado de língua portuguesa por meio dos gêneros do discurso. As teoria de Hasan, nesse sentido, constituem uma ferramenta essencial nesse processo, pois permitem, por meio da EPG, descrever os gêneros e as relações entre gêneros
Abstract: We believe that understanding the specificities of discursive genres through their configuration seems to be a sine qua non condition for instrumentalization of this object in Portuguese language teaching. The work is not simple, given that there are particular discursive genres as is the case of those investigated in our research that deserve, on the part of researchers, the creation of specific theoretical frameworks of analysis. This is the case of many multimodal genres, and especially the case of Comics and the family of strips. In our research, we seek to describe the Contextual Configuration (CC) and the Generic Structure Potential (GSP) of strips, the autobiographical, the comic, the free, the comic-serial, the adventure and homage. In order to fulfill this objective, after extensive review of the GSP literature and a broad discussion of its theoretical frameworks, we have expanded Hasan's (1989) systemic-functional theories towards the configuration of multimodal genera and the construction of interspecific and intraspecific relations between genres, as well as postulating a concept of comics the semiotics of comics (or verb-visual) as that would meet our research. After our analysis, which took into account the realization of obligatory, optional and iterative elements of the GSP and the frequency of realization of the language of the comics in each set of texts, we came to the conclusion that there are six genres of strips and not only four as we knew comic strip, the comic-serial, adventure and free (RAMOS, 2011, 2014, 2017). The autobiographical strip appears as a genre of its own and with particular characteristics, as well as the homage strip. When we set the six genres together, we realized that their differences and similarities were much more evident than if we worked with the one gender setting at a time. This fact leads us to conclude that in taking the genres of discourse to the classroom we must work them together (through families of like genres) and not alone, as is usually the case in Portuguese language classes. This will lead students to realize two important issues. First, that discursive genre can relate to each other, as in the interspecific harmonic relations of Protocooperation, which appeared in the autobiographical strips; or in the Intraspecific Harmonic Relations of Cologne, which emerged in comic strips, comedy-serial and adventure. Second, genres should be classroom work together so that students can understand and replicate without difficulty the textual pattern found in the family of genres studied. We believe that it is in the study between the gender and on the families of genders the possibility of enhancing the learning of portuguese language through the genres of discourse. Hasan's theory, in this sense, is an essential tool in this process, since it allows, through the EPG, to describe the genres and relations between genders
Palavras-chave: Generic Structure Potential (GSP)
Discursive genres
Teaching of Portuguese Language
Comics
Língua portuguesa Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Língua portuguesa - Gênero
Linguística
Funcionalismo (Linguística)
Estrutura Potencial do Gênero (EPG)
Gêneros discursivos
Ensino de Língua Portuguesa
Quadrinhos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SIMÕES, Alex Caldas. A Estrutura Potencial do Gênero (EPG) e o ensino explícito de gêneros do discurso: a configuração dos gêneros de tiras e o ensino de língua portuguesa. 2018. 361 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6197
Data de defesa: 6-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1 Alex Tese f 1_157.pdf6,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
2 Alex Tese f 158_240.pdf11,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
3 Alex Tese f 241_317.pdf10,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
4 Alex Tese f 318_359.pdf617,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.