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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6200
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Representações do ato de escrever de alunos do Ensino Fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Representations of the act of writing by students in Elementary School |
Autor: | Retondar, Heloana Cardoso |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Alexandre do Amaral |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, Carmen |
Quarto membro da banca: | Prado, Suzana Lima Vargas do |
Resumo: | A linguagem, simbólica e representativa, tem na escrita sua expressão mais elaborada. A partir da concepção de escrita como trabalho (FIAD & MAYRINK-SABINSON, 1991) e como autoafirmação (BERNARDO, 2000), e compreendendo que o ato de escrever está em franco processo de transformação na sociedade contemporânea devido às novas tecnologias, a presente tese investiga a relação do sujeito com a escrita. O objetivo é identificar sentidos do ato de escrever que emanam das falas do sujeito-aluno, considerando o processo ensino-aprendizagem. O funcionamento do sistema cognitivo interfere no social e sofre interferência dele, a individualidade é atravessada, constituída e reconstruída pelo simbólico, pelo imagético, concedendo ao sujeito sentimento de pertença, de identidade social. Os dados foram coletados por meio de evocação livre e de grupos focais de cinco alunos, totalizando 24 grupos. Participaram 120 alunos de duas escolas públicas municipais do interior do estado do Rio de Janeiro, matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Para análise, as respostas foram transcritas e reduzidas a quatro grandes grupos (vozes do 6º, do 7º, do 8º e do 9º ano) a partir dos quais se fez uma observação em perspectiva sincrônica, para vislumbrar como os sujeitos do início do século XXI representam a escrita, e transversal, buscando permanências e/ou especificidades de cada ano nesse sistema de representação. Optou-se pelos dispositivos analíticos da análise do discurso francesa (PÊCHEUX, 1969/1997; ORLANDI, 1990/2013), focada nos entremeios, no não-dito, e nas construções ideológicas. A investigação torna-se relevante na medida em que, a partir da compreensão das representações sobre a escrita, é possível (i) fornecer uma panorâmica sobre o desenvolvimento da escrita neste momento de transição por que passa a compreensão do ato de escrever, (ii) refletir sobre o processo ensino-aprendizagem, além de (iii) indicar práticas pedagógicas que considerem as representações identificadas. Como os discursos se constituem na fronteira entre o eu e o outro (BAKHTIN, 2010), a análise dos dados permitiu voltar o olhar para a identificação de práticas que incidem sobre a construção da identidade do sujeito-aluno (CAVALARI, 2011). Abrangeu-se, assim, dois extremos da Educação: o conhecimento acadêmico (universo reificado) e o sujeito aprendiz (universo consensual). Discute-se ainda o conceito e a aplicabilidade da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978) e sua relação com as bases teóricas da análise do discurso. Observou-se a predominância do discurso moral, cuja produção de sentidos remete especialmente às noções de certo e errado, e de corrigir, sendo o verbo falar o mais citado; a escrita em ambientes virtuais é representada também pelo verbo falar. Escrever tem como termo mais evocado a palavra chato , com sentido de cansativo . Os conhecimentos dos alunos estão ancorados ainda no discurso religioso da escrita como dom, com tecnologia ocupando o lugar sagrado. O lugar da escrita manuscrita é reservado a aspectos afetivos e terapêuticos. Identificou-se ainda a negação da percepção da escrita ensinada na escola como conteúdo prático e a identificação dos sujeitos como escritores que ocupam um não lugar, determinados pelo discurso moral, que definem sua competência escritora como contínuo do próprio caráter |
Abstract: | Language, symbolic and representative, has in writing its most elaborate expression. From the conception of writing as a work (FIAD & MAYRINK-SABISON, 1991) and as self-assertion (BERNARDO, 2000), and understanding that the act of writing is in a clear process of transformation in contemporary society due to modern technologies, this dissertation investigates the subject's relationship to writing. Its aim is to identify the meanings of the act of writing that emanate from the subject-student speech, considering the teaching-learning process. The functioning of the cognitive system interferes in social relations and is interfered by it, individuality is crossed, constituted and reconstructed by the symbolic, by the imagery, providing the subject with a feeling of belonging, of social identity. 120 students from two municipal public schools in the interior of the state of Rio de Janeiro, enrolled in the final years of Elementary School, took part in this study. Data were collected through free recall and focus groups of five students, in a total of 24 groups. For the analysis, the answers were transcribed and reduced to four large groups (voices of the 6th, 7th, 8th and 9th grades) from which an observation was made in a synchronic perspective, to glimpse how the subjects of the beginning of the 21st century represent writing, and transversal, searching for permanence and / or specifics of each grade in this system of representation. The analytical devices from French Discourse Analysis (PÊCHEUX, 1969/1997; ORLANDI, 1990/2013), focused on the intermediaries, the non-said, and the ideological constructs were selected as research instruments. The research becomes relevant insofar as, from the comprehension of the students representations on writing, it is possible (i) to provide an overview of the development of writing in this transitional stage which the understanding of the act of writing goes through currently, (ii) reflect on the teaching-learning process, besides (iii) indicate pedagogical practices that consider the representations identified. Since discourses are formed on the verge between self and other (BAKHTIN, 2010), data analysis has allowed us to turn our attention to the identification of practices that focus on the construction of the subject-student identity (CAVALARI, 2011). Thus, two important opposites of Education were covered: academic knowledge (reified universe) and the apprentice subject (consensual universe) were covered. The concept and applicability of the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1978, 2003) are discussed; and their relation to the theoretical bases of discourse analysis. It was noticeable the predominance of moral discourse, whose production of meanings refers especially to the notions of right and wrong, and to correct, with the verb falar (to talk) being the most mentioned; writing in virtual environments is also represented by the verb to talk. Writing has as the most evoked term the word "boring", with a sense of "tiring". The students' knowledge is still anchored in the dogmatic discourse of writing as a gift, with technology occupying the sacred place. The place of handwriting is reserved for affective and therapeutic aspects. It was also identified the denying of the perception of writing taught in the school as practical content and the identification of the subjects as writers who occupy a non-place, determined by the moral discourse, that define their writing competence as a continuum of their own character |
Palavras-chave: | Representations Writing Elementary school Discourse analysis Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa (Ensino fundamental) Escrita Redação Análise do discurso narrativo Representações sociais Representações Escrita Ensino fundamental Análise do discurso |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | RETONDAR, Heloana Cardoso. Representações do ato de escrever de alunos do Ensino Fundamental II. 2018. 250 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6200 |
Data de defesa: | 26-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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