Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6203
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Leitura, produção textual e reescrita no ensino médio: uma experiência na Amazônia Oriental |
Título(s) alternativo(s): | Reading, textual production and rewriting in High School: an experience in the Eastern Amazon |
Autor: | Bezerra, José Enildo Elias |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Alexandre do Amaral |
Segundo membro da banca: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, Carmen |
Quarto membro da banca: | Novaes, Ana Maria Pires |
Resumo: | O objetivo da tese é refletir práticas de oficinas de Leitura, Produção Textual e Reescrita, realizadas de 2011 a 2013, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá Ifap campus Laranjal do Jari. As reflexões sobre tais atividades basearam-se, além das experiências do autor, numa fundamentação teórica compatível e necessária, desenvolvida paralelamente. Ressalte-se que a reescrita é uma etapa fundamental do processo. As primeiras atividades foram idealizadas nos anos iniciais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio; consequentemente, criou-se o grupo de pesquisa intitulado Leitura, Produção Textual e Reescrita no Ensino Médio, reconhecido pela instituição e pelo CNPq. No trabalho traça-se o percurso da criação de oficinas que proporcionaram aos alunos do Ensino Fundamental EJA e Ensino Médio de Nível Técnico novas possibilidades de aprendizagem de leitura e de escrita, tornando-os membros, de fato, da sociedade cujos horizontes não se podem limitar ao período escolar. Nas oficinas, propunha-se desenvolver no educando habilidades de leitura e de escrita, interpretação e expressão (oral e escrita) em sua língua materna, levando-o a refletir sobre a língua no processo de ensino-aprendizagem. A tese privilegia a tríade Língua Portuguesa-Leitura-Escrita, tendo como corpus a prática de produção textual. Busca-se sensibilizar o estudante para questionar-se acerca das escolhas linguístico-discursivas na produção do próprio texto e na concepção de quem lê e escreve para comunicar-se de forma coesa e coerente. Enfim, ter a língua como própria ferramenta de comunicação, focalizando a relação entre a produção dos textos e suas finalidades interativas |
Abstract: | The purpose of the thesis is to describe workshops of Reading, Textual Production and Rewriting, from 2011 to 2013, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (Ifap)- campus Laranjal do Jari. In addition to the experiences of the author, the reflections on such activities were based on a compatible and necessary theoretical foundation, which was developed in parallel. It should be noted that the rewriting is a fundamental step in the process. The first activities were conceived in the initial years of the technical courses integrated to high school of federal network of technological education. Subsequently, a research group entitled Reading, Textual Production and Rewriting in High School was created and recognized both by the institution and CNPq. This work describes the creation of workshops that have provided the students from the Youth and Adults Education and the Professional and Technical Teaching of High School Level with new possibilities for learning to read and write, making them members of a society whose horizons cannot be limited by the school period. In the workshops, it was proposed to develop the reading and writing skills, interpretation and expression (oral and written) of the students in their mother tongue, leading them to reflect on the language during the teaching-learning process. The thesis privileges the Portuguese Language-Reading-Writing triad, having the practice of textual production as corpus. It seeks to sensitize the student to question the linguistic-discursive choices during the production of the text and stimulates the conception of those who read and write in order to communicate in a cohesive and coherent way. Finally, it seeks to have the language as its own communication tool, focusing on the relationship between the production of texts and their interactive purposes |
Palavras-chave: | Mother tongue teaching Reading Textual production Workshops Ensino de língua materna Leitura Produção textual Oficinas Escrita Estudo e ensino Leitura Estudo e ensino Língua portuguesa Estudo e ensino Ensino médio Educação de jovens e adultos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BEZERRA, José Enildo Elias. Leitura, produção textual e reescrita no ensino médio: uma experiência na Amazônia Oriental. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6203 |
Data de defesa: | 28-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jose Enildo Elias Bezerra - Tese.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.