Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6208
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do visor na porta das salas de aula à mordaça nos professores: uma análise discursiva das redes conservadoras do Escola Sem Partido - Projeto de Lei 867/2015
Título(s) alternativo(s): De la pantalla en la puerta de las aulas a la mordaza en los profesores: un análisis discursivo de las redes conservadoras de la Escuela Sin Partido - Proyecto de Ley 867/2015
Autor: Rettich, Juliana Silva 
Primeiro orientador: Rocha, Décio Orlando Soares da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
Segundo membro da banca: Penna, Fernando de Araujo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi explorar qual ideologia não querem, na escola, aqueles que defendem o movimento Escola Sem Partido e quais são as redes discursivas cujos pontos de vista sustentam os enunciados presentes no Projeto de lei Programa Escola sem Partido (PL867-2015). Para isso, foram analisados o PL 867/15 e seus apensados, sendo destacados os enunciados que apresentavam a palavra ideologia e os que apresentavam enunciados negativos, recorrentes no PL 867, classificadas como negação polêmica. As noções de interdições do discurso também contribuem para compor a análise do corpus escolhido. A fim de compreender discursos de que fazem parte o PL 867 e seus apensados, foram ainda utilizadas algumas postagens da página no Facebook Mães pelo Escola Sem Partido e denúncias na página do Programa Escola Sem Partido. O trabalho foi realizado a partir da perspectiva de estudos discursivos de base francesa, com autores como Dominique Maingueneau e Michel Foucault; para a negação polêmica, estudos de Oswald Ducrot e Marion Carel; para pensar ideologia, além de Foucault, conceitos de Karl Marx, Friedrich Engels, Eni Orlandi, Gilles Deleuze e Félix Guattari. É possível concluir que a neutralidade ideológica proposta para as escolas brasileiras está relacionada a determinadas ideologias e não a outras, como as das chamadas correntes de esquerda, por exemplo. Ao final, mesmo de forma breve, fica o importante destaque sobre como as leis no Brasil ganham status de verdade, levantando-se a hipótese de o discurso jurídico ser aqui um discurso constituinte ou fundante
Abstract: El reto de esta investigación fue explotar qué ideología no quieren, en la escuela, aquellos que defienden el movimiento Escuela Sin Partido y cuáles son las redes discursivas cuyos puntos de vista sostienen los enunciados presentes en el Proyecto de ley Programa Escuela sin Partido (PL867-2015). Para ello, se analizaron el PL 867/15 y sus anexos, siendo destacados los enunciados que presentaban la palabra ideología y los que presentaban enunciados negativos, recurrentes en el PL 867, clasificadas comonegación polémica. Las nociones de interdicciones del discurso y escenografía tambiéncontribuyen a componer el análisis del corpus escogido. Con la finalidad de compreender discursos de que forman parte el PL 867 y sus anexos, se utilizaron algunos posts de lapágina en Facebook Madres por la Escuela sin Partido y denuncias en la página delprograma Escuela sin Partido. El trabajo fue realizado desde la perspectiva de estudios discursivos de base francesa, con autores como Dominique Maingueneau y Michel Foucault; para la negación polémica, estudios de Oswald Ducrot y Marion Carel; para pensar ideología, además de Foucault, conceptos de Karl Marx, Friedrich Engels, Eni Orlandi, Gilles Deleuze y Félix Guattari.Es posible concluir que la neutralidad ideológicapropuesta para las escuelas brasileñas está relacionada a determinadas ideologías y no aotras, como las de las llamadas corrientes de izquierda, por ejemplo. Al final, incluso deforma breve, queda el importante destaque sobre cómo las leyes en Brasil ganan statusde verdad, se plantea la hipótesis de que el discurso jurídico sea aquí un discurso constituyente o fundante
Palavras-chave: Doctrina ideológica
Escuela sin Partido
Ideologia
Doutrinação ideológica
Ideologia de gênero
Escola Sem Partido
Análise do discurso
Conscientização
Política e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RETTICH, Juliana Silva. Do visor na porta das salas de aula à mordaça nos professores: uma análise discursiva das redes conservadoras do Escola Sem Partido - Projeto de Lei 867/2015. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6208
Data de defesa: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Silva Rettich - Dissertacao.pdf1,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.