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Tipo do documento: Dissertação
Título: Então tu é machorra : masculinidades de mulheres na literatura brasileira
Título(s) alternativo(s): Then you are a machorra : female masculinity in Brazilian Literature
Autor: Spolidoro, Renata de Souza 
Primeiro orientador: Santos, Ana Cristina dos
Primeiro membro da banca: Harris, Leila Assumpção
Segundo membro da banca: Siciliano, Tatiana Oliveira
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo refletir sobre a representação das masculinidades de mulheres lésbicas na literatura brasileira escrita por mulheres, a partir da segunda metade do século XX, com ênfase na década mais recente do século XXI. Para tal, são abordados o romance Eu sou uma lésbica [(1980) 2006], de Cassandra Rios, publicado em formato de folhetim em 1980 e os contos Amora , Botina e Flor, flores, ferro retorcido do livro Amora (2015), da escritora Natalia Borges Polesso. São analisadas as formas como são (re)tratadas as mulheres lésbicas que se afastam dos aspectos considerados parte da noção de feminino hegemônico e se aproximam de configurações diversas de gênero, não necessariamente sempre masculinas. Além disso, reflete-se sobre o papel e as propostas criativas e políticas da escrita de autoria feminina e lésbica contemporânea no Brasil, que desestabilizam o cânone literário e os modelos de representação lésbica estereotipados. Para desenvolvimento deste trabalho foram entrevistadas as autoras Diedra Roiz, Drikka Silva e Natalia Borges Polesso para refletir sobre a literatura lésbica e sobre a presença das masculinidades de mulheres em suas obras e na produção poética de autoria lésbica. São utilizados como embasamento teórico a teoria queer (BUTLER, 2015; HALBERSTAM, 2008), os estudos literários (FACCO, 2004; DALCASTAGNÈ, 2012), os estudos sobre lesbofeminismos (SOARES; COSTA, 2011; ALMEIDA; HEILBORN, 2008) e as entrevistas realizadas com as três escritoras contemporâneas. Este trabalho se encaminha em busca de uma poética sapatão , configurada por textos de autoria lésbica que viabilizam histórias de mulheres fora dos padrões de feminilidade dominantes, de forma diferente do que se constata em geral em outros meios de comunicação nos quais a existência dessas mulheres é constantemente negada ou transformada em humor. Dessa forma, parte-se da obra de Cassandra Rios, escritora pioneira na representação de subjetividades lésbicas, para abordar produções literárias atuais que, seguindo o rastro de Rios, retratam personagens complexas e diversas. Verifica-se, ao longo desta pesquisa, que a poética sapatão aponta para a multiplicidade de identidades lésbicas e de masculinidades de mulheres possíveis, para além dos estereótipos relacionados ao jeito de se portar, atividade laboral, práticas sexuais e modos de se relacionar com outras mulheres.
Abstract: This work aims at reflecting on the representation of lesbian female masculinity in Brazilian literature written by women since the second half of the 20th century, with emphasis on the latest decade of the 21st century. In order to do so, the novel Eu sou uma lésbica [(1980) 2006], by Cassandra Rios, published first as a magazine serial in 1980 and the short stories Amora , Botina and Flor, flores, ferro retorcido from the short story collection Amora (2015), by Natalia Borges Polesso have been chosen as objects. The ways in which lesbian women who not only diverge from hegemonic femininity but also showcase diverse gender configurations, not necessarily masculine, are depicted and treated is the core of this dissertation. Besides that, this research ponders upon the role of texts written by contemporary lesbians in Brazil and they weight of their creative and political proposal. To achieve such goal, authors Diedra Roiz, Drikka Silva and Natalia Borges Polesso were interviewed. Drawing from the writers perspectives, this work broaches what lesbian literature could potentially mean in the light of the presence of female masculinity in their work and in the poetic production of lesbian authors. Apart from the interviews with the three authors, the theoretical background chosen as foundation of this dissertation comes from Queer theory (BUTLER, 2015; HALBERSTAM, 2008), literary studies (FACCO, 2004; DALCASTAGNÈ, 2012), lesbian feminism (SOARES; COSTA, 2011; ALMEIDA; HEILBORN, 2008). This work tracks the path of contemporary lesbian literature in the search of a sapatão Poetics , based on texts by lesbian writers who allow for women outside the dominant norm of femininity to exist. It is noticeable that the existence of these women is systematically denied or used as comic relief in other media of communication. Hence, the starting point is the work of Cassandra Rios, pioneer in the representation of lesbian subjectivities, to approach contemporary literary productions that, following Rios steps, depict complex and diverse characters. Throughout this research, it was perceived that a sapatão Poetics calls for a multiplicity of lesbian identities and female masculinities , beyond the stereotypes connected to one s behaviour, their sexual practices, their line of work or the way they relate to other women.
Palavras-chave: Brazilian literature
Lesbian representation
Female masculinity
Representação lésbica
Masculinidades de mulheres
Eu sou uma lésbica. Amora
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6222
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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