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Tipo do documento: Dissertação
Título: A autoficção no campo da escrita de si: a construção do mito do escritor em Nove noites, de Bernardo Carvalho, e outros procedimentos autoficcionais na prosa brasileira contemporânea
Título(s) alternativo(s): Self-fiction in the field of writing itself : constructing the myth of a writer in Nove Noites, by Bernando Carvalho, and other self-fiction procedures in contemporary brazilian prose
Autor: Oliveira, Bruno Lima de 
Primeiro orientador: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Primeiro membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Segundo membro da banca: Klinger, Diana Irene
Resumo: A literatura brasileira contemporânea apresenta como uma de suas características o retorno do autor , explicado pela participação do escritor, no século XXI, no circuito midiático. A presença assídua de escritores em programas de rádio e televisão, em lançamentos de livros, em feiras literárias, em palestras e congressos etc. confere-lhes uma identidade imagética suficientemente forte para despertar nos leitores o desejo por conhecer mais amiúde o que eles têm a dizer para além do texto literário. Sua participação como personagem literário, no entanto, apesar de conter referências autobiográficas, está longe de representar uma verdade biográfica, mas, ao contrário, cria uma aura de indecisão a respeito das referências narradas. A autoficção, desse modo, seria uma crítica à noção de sujeito e ao demasiado apelo do real em nossos dias. Bernardo Carvalho é um autor exemplar de uma escrita autoficcional. Nove noites é um romance que, além de fornecer signos extratextuais importantes para a construção de uma identidade autoficcional, textualmente baralha os conceitos de verdade e mentira, ficção e realidade, resultando num texto híbrido, característico da mitificação a que se submete o autor contemporâneo. O presente trabalho, preocupado em ofertar uma novidade para os estudos literários, amplia o corpus analisado e não se limita à análise do já canônico Bernardo Carvalho. Sete outros autores somam-se a este para uma maior abrangência do panorama da literatura brasileira contemporânea. Clarah Averbuck, Milton Hatoum, Ivana Arruda Leite, Marcelo Mirisola, Cíntia Moscovich, João Gilberto Noll e Silviano Santiago completam a pesquisa em torno da autoficção
Abstract: The contemporary Brazilian literature presents as one of its features the return of the author , explained by the participation of the writer, in the twenty-first century, in the media circuit. The constant presence of writers in radio and television programs, book launches, literary fairs, lectures and conferences etc. gives them an imagery identity strong enough to awaken in readers the desire to know in a more detailed way what they have to say beyond the literary text. His participation as a literary character, however, although it contains autobiographical references, it is far from being a "true" biography, but, instead, it creates an aura of indecision about the narrated references. The autofiction thus would be a criticism of the notion of subject and the exaggerated appeal of the real today. Bernardo Carvalho is an example of an author writing autofiction. Nove noites is a novel that, in addition to providing important extratextual signs to build an autofictional identity, literally shuffles the concepts of truth and lie, fiction and reality, resulting in a hybrid text, characteristic of myth-making submitted by the contemporary author. This work, concerned about offering something new to literary studies, extends the corpus analysis and it is not limited to the analysis of the already canonical Bernardo Carvalho. Seven other authors are added to him for a more comprehensive panorama of the contemporary Brazilian literature. Clarah Averbuck, Milton Hatoum, Ivana Arruda Leite, Marcelo Mirisola, Cíntia Moscovich, João Gilberto Noll and Silviano Santiago complete the search about the autofiction
Palavras-chave: Autofiction
Author
Autobiography
Reality
Fiction
Autoficção
Autor
Realidade
Ficção
Carvalho, Bernardo, 1960- . Nove noites
Autobiografia na literatura
Autobiografia História e crítica
Ficção brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Bruno Lima de. A autoficção no campo da escrita de si: a construção do mito do escritor em Nove noites, de Bernardo Carvalho, e outros procedimentos autoficcionais na prosa brasileira contemporânea. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6223
Data de defesa: 29-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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