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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6234
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vozes transgressoras: a poesia erótica de Florbela Espanca e Gilka Machado |
Título(s) alternativo(s): | Voices that transgress: eroticism in the poetry of Florbela Espanca and Gilka Machado |
Autor: | Oliveira, Iasmin Rocha da Luz Araruna de ![]() |
Primeiro orientador: | Samyn, Henrique Marques |
Primeiro membro da banca: | Salles, Luciana dos Santos |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Patrícia Alexandra |
Resumo: | Em fins do século XIX e início do século XX, as mulheres, tanto em Portugal, quanto no Brasil, não possuíam autonomia sobre seus corpos, sobre sua sexualidade e também sobre a sua escrita. Na vida e na poesia, as mulheres deveriam seguir os preceitos impostos pela moral conservadora, a qual pregava um modelo de feminilidade recatado, gracioso e submisso. Num momento em que há uma forte interdição à expressão da sexualidade feminina, as vozes carregadas de erotismo de Florbela Espanca e Gilka Machado surgem como elementos de transgressão, os quais abriram as portas para que as mulheres conseguissem conquistar cada vez mais autonomia na vida e na literatura. Mesmo sob forte repressão, as autoras conseguiram romper com o padrão de poesia feminina e com o papel passivo da mulher. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar o erotismo enquanto um elemento de transgressão nos livros Charneca em Flor (1931) de Florbela Espanca e Meu Glorioso Pecado (1928) de Gilka Machado. Além disso, procurarei promover o diálogo entre estas obras, refletindo sobre suas aproximações e seus distanciamentos. |
Abstract: | At the end of 19th century and in the beginning of the 20th century, the women, in Portugal and in Brazil, didn t have autonomy over their bodies, over their sexuality and over their writing. In life and in poetry, the women should follow the precepts of the conservative morality, that preached a graceful, modest and submissive model of femininity. And, in this moment, despite the fact that female sexuality was strongly interdicted, arose the voices full of eroticism of Florbela Espanca and Gilka Machado as elements of transgression. Their voices opened the doors for other women to conquer increasingly autonomy over their lives and over literature. Even under strong repression, the authoresses could break the mold of female poetry and the passive role of women. Thus, this study has the purpose to analyze the eroticism in the poetry books Charneca em Flor (1931) of Florbela Espanca and Meu Glorioso Pecado (1928) of Gilka Machado. Besides I intend to promote the dialogue between the books, reflecting about their similarities and their differences. |
Palavras-chave: | Eroticism Transgression Erotismo Transgressão Florbela Espanca Gilka Machado Espanca, Florbela, 1893-1980. Charneca em flor Machado, Gilka, 1893 1980. Meu glorioso pecado Poesia erótica Erotismo na literatura Literatura e moral |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6234 |
Data de defesa: | 17-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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