Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6236
Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos linguísticos de modalidade no livro didático: uma abordagem sistêmico-funcional
Título(s) alternativo(s): Linguistics resources of modality in the didactic book: a systemic-functional approach
Autor: Picanço, Isadora de Vasconcelos 
Primeiro orientador: Schlee, Magda Bahia
Primeiro membro da banca: Dutra, Vania Lúcia Rodrigues
Segundo membro da banca: Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri
Resumo: Inegavelmente, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa tem sido motivo de inúmeras inquietações não só no meio acadêmico, mas também na comunidade escolar: os anos de escolaridade na educação básica não dão conta do desenvolvimento da competência discursiva em decorrência da persistente perspectiva formalista da língua em sala de aula. Considerando, portanto, a deficiência da perspectiva que preze pela reflexão sobre o uso da língua, a partir da abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994) e de sua metafunção interpessoal, o objetivo deste trabalho é analisar os recursos linguísticos indicativos de modalidade no livro didático Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de Cereja, Vianna e Damien (2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018), confrontando sua proposta didático-pedagógica, que se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, com o tratamento dado à modalidade, categoria gramatical. Com base nisso, esta pesquisa pretende contribuir não só para a discussão acerca da concepção de linguagem adotada na sala de aula, mas também para a discussão sobre a formação crítica e consciente dos alunos no que se refere à funcionalidade de suas escolhas linguísticas
Abstract: Undoubtedly, the teaching and learning of the Portuguese language has been the cause of many concerns not only in the academic world but also in the school community: the years of schooling in basic education do not account for the development of discursive competence due to the persistent formalistic perspective of the language in the classroom. Considering, therefore, the perspective deficiency that values the reflection on the use of language, based on the systemic-functional approach (HALLIDAY, 1994) and its interpersonal metafunction, the objective of this work is to analyse the linguistics resources indicative of modality in the textbook Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, of Cereja, Vianna e Damien (2016), approved by the National Program of Didactic Book (2018), confronting its didactic-pedagogical proposition, which is based on the National Curriculum Parameters of Portuguese Language, with the given approach to modality, grammatical category. Based on this, the research aims to contribute not only to the discussion about the conception of language adopted in the classroom, but also to the discussion about the critical and conscious formation of students regarding the functionality of their linguistics choices
Palavras-chave: Systemic-Functional Linguistics
Modality
Portuguese Language teaching
National Curriculum Parameters of Portuguese Language
Didactic book
Linguística sistêmico-funcional
Modalidade
Ensino de Língua Portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa
Livro didático
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguística
Funcionalismo (Linguística)
Modalidade (Linguística)
Livros didáticos - Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PICANÇO, Isadora de Vasconcelos. Recursos linguísticos de modalidade no livro didático: uma abordagem sistêmico-funcional. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6236
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Isadora de Vasconcelos Picanco - Dissertacao.pdf6,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.