Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6236
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Recursos linguísticos de modalidade no livro didático: uma abordagem sistêmico-funcional |
Título(s) alternativo(s): | Linguistics resources of modality in the didactic book: a systemic-functional approach |
Autor: | Picanço, Isadora de Vasconcelos |
Primeiro orientador: | Schlee, Magda Bahia |
Primeiro membro da banca: | Dutra, Vania Lúcia Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Martins, Ana Lúcia Monteiro Ramalho Poltronieri |
Resumo: | Inegavelmente, o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa tem sido motivo de inúmeras inquietações não só no meio acadêmico, mas também na comunidade escolar: os anos de escolaridade na educação básica não dão conta do desenvolvimento da competência discursiva em decorrência da persistente perspectiva formalista da língua em sala de aula. Considerando, portanto, a deficiência da perspectiva que preze pela reflexão sobre o uso da língua, a partir da abordagem sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994) e de sua metafunção interpessoal, o objetivo deste trabalho é analisar os recursos linguísticos indicativos de modalidade no livro didático Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de Cereja, Vianna e Damien (2016), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018), confrontando sua proposta didático-pedagógica, que se apoia nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, com o tratamento dado à modalidade, categoria gramatical. Com base nisso, esta pesquisa pretende contribuir não só para a discussão acerca da concepção de linguagem adotada na sala de aula, mas também para a discussão sobre a formação crítica e consciente dos alunos no que se refere à funcionalidade de suas escolhas linguísticas |
Abstract: | Undoubtedly, the teaching and learning of the Portuguese language has been the cause of many concerns not only in the academic world but also in the school community: the years of schooling in basic education do not account for the development of discursive competence due to the persistent formalistic perspective of the language in the classroom. Considering, therefore, the perspective deficiency that values the reflection on the use of language, based on the systemic-functional approach (HALLIDAY, 1994) and its interpersonal metafunction, the objective of this work is to analyse the linguistics resources indicative of modality in the textbook Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, of Cereja, Vianna e Damien (2016), approved by the National Program of Didactic Book (2018), confronting its didactic-pedagogical proposition, which is based on the National Curriculum Parameters of Portuguese Language, with the given approach to modality, grammatical category. Based on this, the research aims to contribute not only to the discussion about the conception of language adopted in the classroom, but also to the discussion about the critical and conscious formation of students regarding the functionality of their linguistics choices |
Palavras-chave: | Systemic-Functional Linguistics Modality Portuguese Language teaching National Curriculum Parameters of Portuguese Language Didactic book Linguística sistêmico-funcional Modalidade Ensino de Língua Portuguesa Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa Livro didático Língua portuguesa Estudo e ensino Linguística Funcionalismo (Linguística) Modalidade (Linguística) Livros didáticos - Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PICANÇO, Isadora de Vasconcelos. Recursos linguísticos de modalidade no livro didático: uma abordagem sistêmico-funcional. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6236 |
Data de defesa: | 30-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Isadora de Vasconcelos Picanco - Dissertacao.pdf | 6,53 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.