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Tipo do documento: Dissertação
Título: A música popular brasileira : instrumento de compreensão das diferenças linguisticas
Título(s) alternativo(s): Musique populaire bresilienne: un instrument pour la comprehension des diffèrences linguistiques.
Autor: Silva, Virgínia Candido da 
Primeiro orientador: Simões, Darcilia Marindir Pinto
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Resumo: Esta disserta??o desenvolve considera??es a respeito da l?ngua portuguesa falada no Brasil, tendo como base a teoria das diferen?as ling??sticas. Em nossa pesquisa, escolhemos usar letras-de-m?sica para corpus de trabalho, por consider?-las um g?nero de ampla circula??o social, no qual as varia??es ling??sticas se manifestam. Verificamos que este procedimento facilita o ensino da l?ngua materna, estimulando no aluno a constru??o do conhecimento de maneira consciente e participativa, al?m de suscitar a reflex?o e o racioc?nio. A aprendizagem atrav?s de letras-de-m?sica mostrou-se, ademais, adequada aos estudos ling??sticos ? os f?nicos, os sem?nticos e a gram?tica em geral ? como fen?menos presentes em todas as variantes, com as distin??es pertinentes ao que ? denominado padr?o e n?o-padr?o. procuramos no decorrer de nossa exposi??o, ressaltar a import?ncia de um trabalho docente que conduza o aluno ? percep??o das diferen?as ling??sticas, de maneira que saiba utiliz?-las em situa??es diversas de comunica??o.
Abstract: Cette dissertation ? l??tude de la langue portuguaise parl?e au Br?sil, em pernat pour base la th?orie des diff?rences linguistiques. Pendant notre recherche, nous avons choisi d? utiliser, comme corpus de travail, des textes de chansons populaires, pour les consid?rer un genre d?ample circulation sociale, o? se manifestent les variations linguistiques. Nous avons verifi? que ce processus facilitait l?enseigment de la langue maternelle, en stimulant chez l?el?ve la construction du savoir de mani?re consciente et participative, tout en d?veloppant la r?flection et le raisonnement. L?apprentissage par le moyen de textes de chansons c?est montr?, en outre, ad?quat aux ?tudes linguistiques ? phon?tiques, s?mantiques et grammaticales en g?n?ral ? comme ph?nom?nes pr?sents dans toutes les variantes, avec les distinctions pertinentes ? ce qui est d?nomm? language cultive et non-cultiv?. Dans les cours de cet expos?, nous avons cherch? ? souligner l?importance du travail du professeur dans le sens de conduire l??l?ve ? percevoir les diff?rences linguistiques, pour qu?il sache les utiliser dans diverses situations de communication
Palavras-chave: Langue
Variation linguistique
Musique populaire
L?ngua portuguesa ? Estudo e ensino ? Brasil
Lingüística
Música popular Brasil
Língua
Variação linguística
Letras de música
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Virgínia Candido da. A música popular brasileira : instrumento de compreensão das diferenças linguisticas. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6237
Data de defesa: 8-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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