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Tipo do documento: Dissertação
Título: O tratamento dos erros orais em aulas de inglês como L2: identificação do seu uso e análise da sua eficácia
Título(s) alternativo(s): Oral error treatment in English as a foreign language classes: identifying its use and analysing its efficiency
Autor: Souza, Flavia Elisa Cardoso de 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Velozo, Naira de Almeida
Segundo membro da banca: Rabello, Cíntia Regina Lacerda
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os tipos de feedback corretivo orais oferecidos por duas professoras de inglês como L2 em suas turmas de adultos de nível básico em uma escola de idiomas na cidade do Rio de Janeiro que utiliza a abordagem comunicativa. Além disso, também se propõe a analisar as respostas dos alunos ao feedback recebido, respostas estas conhecidas na literatura de Aquisição de Segunda Língua como uptake. Neste estudo, quatro aulas foram gravadas, sendo duas aulas de cada professora, e em seguida foram feitas entrevistas com as duas professoras com o objetivo de verificar suas percepções em relação à correção de erros orais em sala de aula e, um questionário foi aplicado aos alunos para identificar suas opiniões sobre a correção de erros. As interações em sala de aula e os diferentes tipos de feedback corretivo utilizados pelas professoras foram analisados através de um modelo desenvolvido por Lyster e Ranta (1997). Os resultados apontaram uma preferência das duas professoras pelo uso de recast que, apesar de ter sido o tipo de feedback corretivo mais utilizado, não foi o que mais gerou correção por parte dos alunos. Além disso, observamos que a eficácia de determinado tipo de feedback corretivo depende do tipo de erro cometido. Tal pesquisa baseia-se na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1978) e nos estudos do Foco na Forma (LYSTER; RANTA, 1997; LONG, 1983, 1998; DOUGHTY; VARELLA, 1998; SPADA, 1997, 2006; SPADA; LIGHTBOWN, 2008; BATTISTELLA; LIMA, 2017; ELLIS, 2002, 2006; NASSAJI; SWAIN, 2000)
Abstract: This study aims at identifying and analyzing the different types of oral corrective feedback given by two English as a Foreign Language (EFL) teachers to their basic level adult groups in an English school from Rio de Janeiro that follows the communicative approach. Besides, the utterances produced by students after having received the feedback, known in Second Language Acquisition as uptake , will be also analyzed. In this study, four lessons were recorded, being two lessons from each teacher, and, after that, the teachers were interviewed so that we would be able to check their beliefs regarding oral error correction in the classroom. A questionnaire was answered by the students to allow us to identify their opinions about error correction. The interactions in the classroom and the different types of corrective feedback used by the teachers were analyzed using a model developed by Lyster and Ranta (1997). The results showed a preference in the use of recast by both teachers, even though this type of corrective feedback was not the most efficient one. Besides, we noticed that the efficiency of a certain type of corrective feedback depends on the type of error. This study is based on Vygotsky s Socio- interacionist Theory (1978) and on studies about focus on form (LYSTER; RANTA, 1997; LONG, 1983, 1998; DOUGHTY; VARELLA, 1998; SPADA, 1997, 2006; SPADA; LIGHTBOWN, 2008; BATTISTELLA; LIMA, 2017; ELLIS, 2002, 2006; NASSAJI; SWAIN, 2000)
Palavras-chave: Focus on Form
Oral Corrective Feedback
Socio-interacionist Theory
Foco na forma
Feedback corretivo oral
Teoria Sociointeracionista
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Língua inglesa - Erros
Linguagem e línguas Estudo de ensino Análise de erros
Comunicação oral
Aquisição da segunda língua
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6247
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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