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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6251
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Que será que será: machismo e empoderamento feminino em letras de música de Chico Buarque |
Título(s) alternativo(s): | Que será que será: sexism and feminin empowerement Chico Buarque s song lyrics |
Autor: | Oliveira, Andreia dos Santos de ![]() |
Primeiro orientador: | Lima, Fernanda Lemos de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Elisa Costa Brandão de |
Segundo membro da banca: | Freitas, Tatiana Maria Gandelman de |
Resumo: | Esta dissertação parte da observação de que a receptividade e a interpretação de poemas canções, assim como de outras produções artísticas, não só são determinadas pela bagagem intelectual do público receptor como também são influenciadas pelos discursos em voga numa dada sociedade. Diante dessa percepção e, tendo em vista a possível relação entre a pauta feminista e o papel da arte, o presente trabalho consiste em analisar a mulher que emerge de letras de música de Chico Buarque, especificamente Tua cantiga , do recente álbum Caravelas, a qual gerou polêmica entre os internautas que consideraram alguns versos machistas e outras doze composições, algumas dela presentes no álbum A flor da pele cuja temática é o feminino conforme caracterização presente na capa do próprio DVD. Para tanto, o material que serviu de suporte teórico para análise desse corpus literário foi o estudo de obras sobre a função da arte, sobre o papel da mulher na sociedade ocidental e sobre a ditadura civil militar no Brasil período no qual foi escrita a maior parte das composições analisadas. Além dessas, pesquisas de cunho cultural, como a receptividade de outras composições que remetem a uma perspectiva em relação aos gêneros, foram feitas. Entre os autores estudados estão Judith Butler, Luis Felipe Miguel, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Ronaldo Vainfas, Sigmund Freud, Susan Besser. A pretensão desta dissertação é contribuir produtivamente com as discussões de gêneros, visando à reflexão sobre uma realidade que ainda aponta para a falta de equidade e, portanto, requer constante estudo e redirecionamento do olhar acerca das políticas de gêneros |
Abstract: | This dissertation departs from the observation that the receptivity and the interpretation of sung poems, as well as of other artistic productions, are not only determined by the intellectual baggage of the receiving public but are also influenced by the speeches in vogue in a given society. Before this perception and, having in mind the possible relation between the feminist list and the paper of the art, the present work consists in analysing the woman who emerges from lyrics by Chico Buarque, specifically Tuacantiga , from the recent album Caravelas , that generated controversy among the internet users, who considered some of the verses to be macho twelve other compositions, some of them present in the album À flor da pele whose theme is the feminine according to the characterization present on the cover of the DVD itself. For this, the material that served as theoretical support for analysis of this literary corpus was the study of works on the function of the art, on the role of women in Western society and on the military civil dictatorship in Brazil period in which it was written to most of the analysed compositions. Besides these, cultural researches, such as the receptivity of other compositions that refer to a gender perspective, were made. Among the authors studied are Judith Butler, Luis Felipe Miguel, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Ronaldo Vainfas, Sigmund Freud, SusanBesser. The pretension of this dissertation is to contribute productively with the discussions of genres, aiming at the reflection on a reality that still points to the lack of equity and, so, requires constant study and redirection of the look about the politics of genders |
Palavras-chave: | Patriarchal society Feminism Role of art Receptivity of sung poems by Chico Buarque Sociedade patriarcal Feminismo Papel da arte Receptividade de poemas-canções de Chico Buarque Mulheres Canções e música Buarque, Chico, 1944- - Crítica e interpretação Feminismo na literatura Mulheres na arte |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | OLIVEIRA, Andreia dos Santos de. Que será que será: machismo e empoderamento feminino em letras de música de Chico Buarque. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6251 |
Data de defesa: | 27-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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