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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6256
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O verso-assinatura Ricardo Reis: um sopro clássico ao verso moderno |
Título(s) alternativo(s): | The verse-signature Ricardo Reis : a classic whisper to modern verse |
Autor: | Santos, Bárbara de Oliveira |
Primeiro orientador: | Motta, Marcus Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Capuano, Cláudio de Sá |
Segundo membro da banca: | Yunes, Eliana Lucia Madureira |
Resumo: | O trabalho apresenta-se a propósito da obra poética que assina Ricardo Reis, sobre a qual se lança a sugestão de que é alçada pela indiferença. Tal indiferença é entendida como um modo pelo qual a linguagem mantém-se em absoluta precedência, preservando sua condição divina e sua impessoalidade. A presente pesquisa propõe que a indiferença deve ser a maneira pela qual Ricardo Reis assinala o cumprimento do fim da arte, imitando a natureza enquanto pura e inapreensível poiesis, força produtora concebida como instância à indiferença de si, isto é, indiferente a si mesma e ao que realiza. Supõe-se que Ricardo Reis, submetido à indiferença, resguarda o poema na esfera antecedente, divina e impessoal da linguagem ao assumir-se, antes de ser poeta, como verso-assinatura autorizado pela obra de arte cuja assinatura primeira é poema. Portanto, através de uma leitura reflexiva debruçada sobre alguns poemas escolhidos, pretende-se compreender como a indiferença norteia a tarefa artística de Ricardo Reis, levando em conta que a linguagem precede, inclusive, o próprio ato de escrever versos |
Abstract: | This dissertation aims at analysing Ricardo Reis's poetical work based on the concept of indifference. Such indifference is understood as one way in which the language remains in absolute precedence, preserving its divine status and its impersonality. This research suggests that indifference might be the path that Ricardo Reis points out to fullfill the purpose of art, imitating nature as a pure and intangible poiesis, a productive force conceived as a domain indifferent to itself and to what it accomplishes. It is assumed that Ricardo Reis, subjected to the indifference of language, keeps the poem in a previous divine and impersonal sphere of language by taking on, before being a poet, a verse-signature authorized by the work of art whose first trace is poem. Therefore, through a reflective reading of some chosen poems, this study aims at understanding how indifference guides the artistic task of Ricardo Reis, taking into account that language precedes the very act of writing verses |
Palavras-chave: | Indifference Language Nature Poem Indiferença Linguagem Natureza Poema Pessoa, Fernando, 1888-1935 Crítica e interpretação Poesia portuguesa História e crítica Pessoa, Fernando, 1888-1935 Linguagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SANTOS, Bárbara de Oliveira. O verso-assinatura Ricardo Reis: um sopro clássico ao verso moderno. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6256 |
Data de defesa: | 31-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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