Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6259
Tipo do documento: Dissertação
Título: Manuais do professor do ensino médio: imagens discursivas de professor e de ensino de ELE
Título(s) alternativo(s): Teacher's manuals of the school : discursive images of teacher and teaching of ELE
Autor: Alves, Raabe Costa 
Primeiro orientador: Daher, Maria Del Carmen Fátima González
Primeiro membro da banca: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Segundo membro da banca: Freitas, Luciana Maria Almeida de
Resumo: O estudo situa-se no âmbito das investigações voltadas para documentos que sistematizam o trabalho do professor, dentre eles, o manual do professor que organiza a atividade docente junto ao livro didático. A dissertação analisa manuais do professor dos livros de espanhol selecionados pelo MEC para serem distribuídos a professores, em 2005, em função da lei 11161 da obrigatoriedade do ensino da língua espanhola para o ensino médio em todo o território nacional. O objetivo foi identificar imagens discursivas de docente e de ensino de espanhol como língua estrangeira neles construídas. Os fundamentos teóricos adotados advêm da Análise do Discurso de base enunciativa, além de recorrermos aos conceitos de dialogismo (BAKHTIN, 1979) e de polifonia (BAKHTIN, 1979; DUCROT, 1987). Os resultados nesses manuais apontam para a construção de imagens de professor como: aquele que necessita ser guiado em sua tarefa, incapaz de realizar suas escolhas em sala de aula, um professor recebedor de ordens; desatualizado com as metodologias de ensino atuais, necessitando, portanto, de atualização profissional; há ainda um professor que busca instruções facilitadoras para seu trabalho. Já no que se refere à visão de língua, deparamo-nos com um manual que dá ênfase ao trabalho com a leitura, voltado para uma concepção que valoriza aspectos discursivos; outros que afirmam seguir a abordagem comunicativa, com um olhar para a língua em uso, porém adotam procedimentos pautados numa concepção de língua como estrutura e/ou misturam ambas perspectivas
Abstract: This thesis investigates documents that systematize the work of teachers, among them the teacher s guide, which organizes the teaching activity with a textbook. The dissertation examines teacher's manuals of the Spanish books selected by the Brazilian MEC to be distributed to teachers in 2005, according to the law 11 161, which imposes the teaching of Spanish language in high schools across the country. The main purpose was to identify the discursive images of teachers and the teaching of Spanish as a foreign language built into them. The theoretical foundations here adopted come from the analysis of speech based on enunciation, as well as the concepts of dialogism (Bakhtin, 1979) and polyphony (Bakhtin, 1979; Ducrot, 1987). The results in these manuals point at the construction of teacher s images such as: one that needs to be guided in his task, who is unable to make choices in the classroom; a teacher receiving orders; outdated with the current teaching methodologies, thus in need of professional development. There is still a teacher seeking instructions to facilitate his work. In that which concerns the vision of language, we find a manual that emphasizes working with reading, based on a conception that emphasizes discursive aspects; and others who claim to follow the communicative approach, focused on the language used, however adopt procedures oriented in a conception of language as a structure, and / or blend both perspectives
Palavras-chave: Discourse analysis
Teacher s manuals
Dialogism. Spanish teaching
Análise do discurso
Material didático
Língua espanhola (ensino médio)
Professores de línguas
Manuais do professor
Dialogismo
Ensino de espanhol
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALVES, Raabe Costa. Manuais do professor do ensino médio: imagens discursivas de professor e de ensino de ELE. 2010. 260 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6259
Data de defesa: 10-Out-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf881,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
2.pdf3,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
3.pdf3,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
4.pdf59,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexos 1.pdf3,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anexos 2.pdf3,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.