Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6260
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância das manifestações culturais na aula de Língua Portuguesa
Autor: Santos, Cláudia Cristina Marques dos 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Resumo: As novas tecnologias e demandas do mundo contemporâneo solicitam do indivíduo a habilidade em conhecer, fazer, conviver e ser. Como parte de um grupo social, tais competências se desenvolvem em meio a cultura, porém nem todas as pessoas notam a maneira pela qual essa atividade coletiva permeia suas vidas ou, quando o fazem, não estão aptas a produzir as leituras necessárias ao próprio desenvolvimento. Dessa forma, este trabalho visa a inserir as manifestações culturais, em suas múltiplas acepções e possibilidades, na dinâmica das aulas de Língua Portuguesa, dentro do espaço privilegiado que se constitui a escola, pois se considera relevante para a formação do cidadão do século XXI o contato ativo com as inúmeras produções culturais disponíveis na sociedade. Uma vez que a Língua se traduz como expoente máximo da cultura de um povo, entende-se a sala de aula como o meio propício ao fomento dessa interação. Além disso, a partir do microcosmos social que se reproduz no ambiente escolar, vê-se a oportunidade de orientar os jovens a refletirem criticamente sobre suas identidades e a diversidade cultural peculiar ao universo moderno
Abstract: Les nouvelles technologies et demandes du monde contemporain sollicitent de l' individu une certaine habilité à connaître, faire, vivre avec et être. Parties prenantes d un groupe social, toutes ces compétences se développent au sein de la culture. Cependant, ce n'est pas tout le monde qui est capable de saisir la manière par laquelle ces activités collectives traversent ses vies et lorsque les gens le font, ils ne sont pas aptes à produire les lectures nécessaires à leur propre développement. Ainsi, ce travail vise-t-il à insérer les manifestations culturelles et ses multiples possibilités dans la dynamique des cours de Langue Portugaise, notamment dans l espace pivilegié qui est celui de l école. Cette stratégie est fondamentale à la formation du citoyen du XXIe siècle, puisqu'elle permet le contact actif avec les nombreuses productions culturelles disponibles dans la société. Étant donné que la langue se traduit comme la représentante par excellence de la culture d un peuple, on envisage la salle de classe comme le moyen propice à la production de cette interaction. Bref, à partir du microcosme social que représente l école, on voit l occasion d y orienter les jeunes pour qu ils réfléchissent, d une façon critique, sur leur identité et sur la diversité culturelle profondément ancrée dans l univers moderne
Palavras-chave: Culture
Enseignant
Langue et lecture
Cultura
Ensino
Língua e leitura
Língua portuguesa Estudo e ensino
Linguagem e cultura
Educação Filosofia
Tecnologia educacional
Ensino meios auxiliares
Antropologia educacional
Ensino audiovisual
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6260
Data de defesa: 22-Mar-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.