Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6266
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de provas de concursos para professor de espanhol: um olhar discursivo sobre textos e questões
Título(s) alternativo(s): Análisis de pruebas de oposiciones para profesor de español: una mirada discursiva sobre textos y cuestiones
Autor: Nascimento, Evânia Maria Ferreira do 
Primeiro orientador: Arantes, Poliana Coeli Costa
Primeiro membro da banca: Cardoso, Janaina da Silva
Segundo membro da banca: Vargens, Dayala Paiva de Medeiros
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar questões de espanhol de provas de concursos para professor da educação básica pública com o propósito de identificar quais conhecimentos são privilegiados e quais são apagados nessas questões. Tais saberes revelam a concepção de língua e ensino presente nas provas dos concursos selecionados. Com o embasamento teórico oriundo da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU, 2006; 2002) e da concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2004; 1992), a investigação pautou-se, mais particularmente para realização da análise, nos conceitos de gêneros do discurso e polifonia (BAKHTIN, 1992; 1981) e nas formulações de Orlandi (1999) para conceituar texto e leitura dentro de uma perspectiva discursiva. Para compor nosso corpus, foram selecionadas três provas de concursos públicos organizados pela CEPERJ, a saber: município de São Gonçalo (2007), Mesquita (2010) e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2015), das quais analisaram-se as questões relativas aos conhecimentos específicos. As conclusões da análise apontam para a ausência de conhecimentos relativos à pratica docente e para uma proposta de estudo da língua baseada em palavras descontextualizadas e na nomenclatura gramatical, fundamentada na estrutura abstrata do sistema linguístico
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo analizar cuestiones de español de pruebas de oposiciones para profesor de la enseñanza básica pública con el propósito de identificar cuáles conocimientos son privilegiados y cuáles son borrados en dichas cuestiones. Tales saberes revelan la concepción de lengua y enseñanza presente en las pruebas de las oposiciones seleccionadas. Con la base teórica oriunda del Análisis del Discurso de línea francesa (MAINGUENEAU, 2006; 2002) y de la concepción dialógica del lenguaje (BAKHTIN, 2004; 1992), la investigación se apoyó, de modo particular para la realización del análisis, en los conceptos de géneros del discurso y polifonía (BAKHTIN, 1992; 1981) y en las formulaciones de Orlandi (1999), para definir el concepto de texto y lectura en una perspectiva discursiva. Para componer nuestro corpus, se seleccionaron tres pruebas de oposiciones públicas organizadas por la CEPERJ, que son: municipio de São Gonçalo (2007), Mesquita (2010) y Secretaria de Estado de Educação de Rio de Janeiro (2015), de las cuales se analizaron las cuestiones relativas a los conocimientos específicos. Las conclusiones del análisis apuntan para la ausencia de conocimientos relativos a la práctica docente y para una propuesta de estudio de la lengua basada en palabras fuera de su contexto y en la nomenclatura gramatical, fundamentada en la estructura abstracta del sistema lingüístico
Palavras-chave: Oposición pública
Enseñanza
Lengua extranjera
Concurso público
Ensino
Língua estrangeira
Serviço público - Concursos
Professores de espanhol Concursos
Língua espanhola Estudo e ensino
Análise do discurso
Linguística de corpus
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6266
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Evania Maria Ferreira do Nascimento_Dissertacao.pdf886,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.