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Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero literário como uma ponte para o conhecimento: utilizando uma história ficcional para transmitir conteúdos acadêmicos
Título(s) alternativo(s): The literary genre as a bridge to knowledge: using a fictional story to convey academic content
Autor: Menezes, Leonardo Ortolane 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Joseh
Primeiro membro da banca: Esteves, Phellipe Marcel da Silva
Segundo membro da banca: Freire, Gilson Costa
Resumo: Esta dissertação é o resultado do processo de criação de uma narrativa ficcional para transmissão de conteúdos acadêmicos, cujo objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento científico ao público não especializado, muitas das vezes afastado pelo alto rigor técnico e formal das produções da Academia. Para embasar essa forma de trabalho, buscaram-se fundamentos nos princípios estabelecidos pela própria Sociolinguística, entre os quais, por exemplo, o linguista é visto como um agente de mudança social (CHARITY, 2008),no princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, que prevê uma universidade relevante e participante na sociedade em que está inserida (VALÊNCIO, 1999), na atividade de extensão nos cursos de pós-graduação, citando como exemplo o PROFLETRAS e o LABJOR, bem como trabalhos acadêmicos que possuem certo grau de semelhança com os objetivos desta dissertação, é o caso da tese de Costa (2007) e das dissertações de Antunes (2015), Cavalcante (2016) e Profeta (2017). Os conteúdos acadêmicos abordados são os conceitos de normas (padrão, culta, gramatical e popular) segundo os estudos de Faraco (2008), preconceito linguístico conforme Bagno (1999), entre outros assuntos da Sociolinguística. Tais conteúdos serão tratados na narrativa ficcional de maneira velada e muito sutil, a partir de nomes, características e atitudes dos personagens, não se pretende explorá-los de maneira explícita, mas sim através do subentendido, de modo que o público especializado seja capaz de percebê-los, e que o público não especializado, com poucos esclarecimentos, seja capaz de alcançar o entendimento dos temas abordados. O gênero narrativo conto foi escolhido como suporte para a história ficcional, dadas as suas características peculiares que são coerentes à proposta deste trabalho, como brevidade extensiva, grande raio de abrangência de histórias e possibilidade de extrapolar a realidade, por exemplo. Para estruturar o enredo da história, foi utilizado o padrão descrito por Vogler (2015) denominado a jornada do herói, o qual é seguido por muitas das histórias já cristalizadas no senso comum, deste modo, espera-se uma narrativa de fácil entendimento e atrativa ao leitor que possa servir como um suporte alternativo ao processo de ensino de língua materna
Abstract: This dissertation is the result of the process of creating a fictional narrative for the transmission of academic contents, whose objective is to facilitate the access to scientific knowledge to the non-specialized public, often away from the high technical and formal rigor of the University productions. In order to ground this form of work, we sought to base the principles established by Sociolinguistics itself, among which, for example, the linguist is seen as an agent of social change (CHARITY, 2008), in the principle of inseparability between Teaching, Research and Extension, which provides for a relevant university and participant in the society where it is inserted (VALÊNCIO, 1999), in the extension activity in postgraduate courses, citing as an example PROFLETRAS and LABJOR, as well as academic works that have a certain degree of similarity with the objectives of this dissertation, is the case of Costa's thesis (2007) and the dissertations of Antunes (2015), Cavalcante (2016) and Profeta (2017). The academic contents are the concepts of norms (standard, cultured , grammatical and popular) according to the studies of Faraco (2008), linguistic prejudice according to Bagno (1999), among other topics of Sociolinguistics. Such content will be treated in fiction narrative in a veiled and very subtle way, from the names, features and attitudes of the characters, not intended to exploit them explicitly, but rather through the sub-understanding, so that the specialized audience is able to perceive them and that the non-specialized public, with little clarification, is able to reach an understanding of the topics addressed. The narrative genre short story was chosen as a support for fictional history, given its peculiar characteristics that are coherent to the proposal of this work, such as extensive brevity, wide range of stories and possibility of extrapolating reality, for example. In order to structure the plot of the story, the pattern described by Vogler (2015) called the hero's journey is used, which is followed by many of the stories already crystallized in common sense, thus expecting a narrative that is easy to understand and attractive to the reader who serves as an alternative support in the process of teaching mother language
Palavras-chave: Short story
Scientific communication
Sociolinguistics
Norms
Linguistic prejudice
Popularization of knowledge
Língua portuguesa Estudo e ensino
Sociolinguística
Linguagem e educação
Conto
Divulgação científica
Normas
Preconceito linguístico
Popularização do conhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MENEZES, Leonardo Ortolane. O gênero literário como uma ponte para o conhecimento: utilizando uma história ficcional para transmitir conteúdos acadêmicos. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6271
Data de defesa: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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