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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6275
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A compreensão do meme de internet como manifestação verbal e sua possível caracterização enquanto gênero textual |
Título(s) alternativo(s): | La comprensión del meme de internet como manifestación verbal y su posible caracterización como género textual |
Autor: | Fenna, Jakeline de Melo |
Primeiro orientador: | Junger, Cristina de Souza Vergnano |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Angela Marina Chaves |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Andrea Galvão de |
Resumo: | Dos inúmeros gêneros que circulam nas redes sociais (post, chat, tutorial, publicidade, mashup), chamou-nos atenção a quantidade de postagens/compartilhamentos de um conteúdo específico que ganhou ampla repercussão em ambientes virtuais: os memes de internet. Trata-se de um conteúdo que pode apresentar-se como imagens legendadas, vídeos virais ou expressões difundidas pelas mídias digitais, normalmente com humor, atuando na transmissão de conhecimentos sobre determinado assunto ou situação específica (DIAS et al, 2015, p. 8). Ao iniciar nossas pesquisas, percebemos que sua classificação não era clara. Um mesmo autor ora se referia ao meme como um fenômeno, ora como um gênero discursivo/textual e outros como remix, mas não encontramos, até o momento, um estudo que realmente definisse o meme de internet. Em busca de responder se efetivamente o meme de internet pode ser caracterizado como um gênero textual será usada uma proposta metodológica baseada em Donato (2014) e Vergnano-Junger (2016) discutindo o que hoje é chamado de meme em três redes sociais diferentes Facebook, Twitter e YouTube quanto aos quatro pilares suporte, conteúdo, forma e função comunicativa (MARCUSCHI, 2008; DONATO, 2014) e sob três perspectivas de olhares produção, recepção e contexto. Optamos por um estudo documental, com abordagem qualitativa de análise, com um corpus composto de memes criados a partir da reportagem da Revista Veja sobre Marcela Temer, com a temática: bela, recatada e do lar . Concluímos que os memes que circulam no Twitter e Facebook, estruturados como image macro, podem ser entendidos como um gênero textual, mas ao mesmo tempo não pôde ser confirmado com relação ao exemplo do YouTube. Discutimos, também, aspectos implicados/demandados na leitura desses textos, tendo como apoio a teoria já estabelecida sobre o modelo leitor de base sociocognitiva. |
Abstract: | De los innumerables géneros que circulan em las redes sociales (post, chat, tutorial y mashup), nos llamó la atención la cantidad de entradas/compartimientos de un contenido específico que ganó amplia repercusión en ambientes virtuales: los memes de internet. Estos pueden presentarse como imágenes subtituladas, videos virales, o expresiones difundidas por los medios digitales, normalmente con humor, actuando en la transmisión de conocimiento sobre determinado asunto o situación específica (DIAS et al., 2015, p. 8). Al iniciar nuestras investigaciones, percibimos que su clasificación no era clara. Un mismo autor ora se refería almeme como un fenómeno, ora como género discursivo/textual y otros como remix, pero no encontramos hasta el momento un estudio que realmente definiera el meme de internet. Buscando responder si efectivamente el meme de internet puede ser caracterizado como um género textual se utilizará una propuesta metodológica basada en Donato (2014) y Vergnano-Junger (2016) discutiendo lo que hoy se llama memes en tres redes sociales Facebook, Twitter y YouTube en cuanto a los cuatro pilares: soporte, contenido, forma y función comunicativa (MARCUSCHI, 2008; DONATO, 2014) y sobre tres perspectivas de miradas producción, recepción y contexto. A continuación, buscaremos entender cómo las características de un meme de internet y de su soporte se relacionan con conocimientos, estratégias y procedimientos demandados por una lectura entendida teóricamente, como procesamiento multidireccional (VERGNANO-JUNGER, 2016). Optamos por un estudio documental, con abordaje cualitativo de análisis con un corpus compuesto de memes creados a partir del reportaje de la Revista Veja sobre la temática bella, recatada y del hogar . Concluímos que los memes que circulan en Twitter y Facebook, estruturados como image macro, pueden ser entendidos como un género textual, pero no se puede considerar lo mismo en YouTube. Además, discutimos aspectos implicados/demandados en la lectura de esos textos, teniendo como apoyo la teoría ya establecida sobre el modelo lector de base sociocognitiva. |
Palavras-chave: | Géneros textuales Lectura Memes de internet Gêneros textuais Leitura Memes Linguística textual Leitura Redes sociais on-line Linguística de corpus |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FENNA, Jakeline de Melo. A compreensão do meme de internet como manifestação verbal e sua possível caracterização enquanto gênero textual. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6275 |
Data de defesa: | 21-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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