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Tipo do documento: Dissertação
Título: A conspiração da palavra e/ou a linguagem perturbada na escrita de Lourenço Mutarelli
Título(s) alternativo(s): The conspiracy of the word and/or the disturbed language in the writing of Lourenço Mutarelli
Autor: Bastos, Brayan de Carvalho 
Primeiro orientador: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Primeiro membro da banca: Santos, Marcelo dos
Segundo membro da banca: Bruno, Mário
Resumo: Esta dissertação busca o estudo das possíveis conspirações contidas nas palavras da obra romanesca do escritor brasileiro Lourenço Mutarelli, a partir do romance A arte de produzir efeito sem causa, mas descrevendo uma leitura diagonal por toda sua produção literária, desde O cheiro do ralo até seu livro mais recente, O filho mais velho de Deus e/ou Livro IV. São, portanto, oito romances estudados, contudo sem que a pesquisa pretenda esgotar a temática de qualquer um deles, dedicada a investigar um eixo que se desdobraria por todas essas obras. Nesse sentido, a noção de conspiração representaria, em sua escrita, uma força oculta que cada texto pode carregar, produzindo consequências devastadoras sobre os modos de organização da realidade: haveria, nas palavras, a capacidade de alterar ou produzir um novo estado de coisas? No plano das obras, essa potência se manifesta através de processos internos aos universos dos romances seus personagens, enredos e mesmo as decisões de estilo empregadas por Mutarelli e pela profusão de conexões perturbadoras estabelecidas com outros textos, autores e saberes, o que contribui para a formação de um corpo teórico orgânico implicado nas próprias narrativas (Spinoza, Nietzsche, Deleuze, Derrida, Lévi, Benjamin), produzindo uma construção simbólica própria do autor no universo fechado de cada romance e ao mesmo tempo aberto no contexto de sua produção. Optou-se por uma construção de dissertação estruturada a partir da sequência de cartas do tarô (sugerida em O natimorto, do autor, como paradigma de leituras) como forma de encetar leituras não decifratórias, mas criptográficas. Com isso, a dimensão simbólica aberta e prenhe de significados e a presença de elementos da cultura pop e opções estético-formais adotadas pelo autor promovem o encontro de cada romance com uma dimensão conspiratória e, em certo sentido, demoníaca da realidade ficcional. Assim, na articulação dos romances a textos teóricos de naturezas diversas, testa-se a hipótese de uma estética voltada para o entendimento do fazer literário como uma conspiração contra a linguagem instituída
Abstract: This lecture investigates the study of the possible conspiracies contained in the words of the ficticious work of the brazilian writer Lourenço Mutarelli, starting by the novel The art of producing effect without a cause, but drawing a transverse reading by all of his literaty work, since Drain s smell until his latest novel, The eldest son of God and/or Book IV. So, there are eight novels being studied, although the research doesn t try to run out the themes of any of them, dedicated to investigate a main point that may be unfolded by all this books. In this sense, the notion of conspiracy would indicate, in his writing, an occult force that each text might carry, producing wasting consequences over the ways of arranging the reality: would there be, in words, the power of transform or produce a new state of things? In the plane of the books, this strenght expresses itself by internal processes to the universe of all novels his characters, plots and even the style decisions applied by Mutarelli and by profusion of disturbing connections settled with other texts, authors and knowledges, what contributes to the formation of a organic theoretical body implied in the narratives themselves (Spinoza, Nietzsche, Deleuze, Derrida, Lévi, Benjamin), creating a own symbolic construction in the closed universe of each novel and, at the same time, open in the context of his work. It was decided that the lecture would be built from the sequency of the Tarot cards (suggested in The stillborn, from the author, as a reading pattern) as a way of enter upon not decipherer readings, but cryptographic. With it, the symbolic dimension opened and pregnant of meanings and the presence of pop culture elements and aesthetic-formal elements adopted by the author promote the meeting of each novel with a conspiratorial and, in a certain way, demonic dimension of fictional reality. Then, with the links between the novels and theoretical texts of different types, it testifies the hypothesis of an aesthetic work pointed to the understanding of the literary doing as a conspiracy against the established language
Palavras-chave: Literary language
Occultism
Conspiracy theory
Lourenço Mutarelli
Linguagem literária
Ocultismo
Teoria da conspiração
Mutarelli, Lourenço, 1964- - Crítica e interpretação
Mutarelli, Lourenço, 1964-. A arte de produzir efeito sem causa
Ciências ocultas na literatura
Norma linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BASTOS, Brayan de Carvalho. A conspiração da palavra e/ou a linguagem perturbada na escrita de Lourenço Mutarelli. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6277
Data de defesa: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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