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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6280
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A escrita de Julia Alvarez: o elaborado processo de invenção de si através da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Julia Alvarez s writing practices: the elaborate process of self-invention through literature |
Autor: | Catalão, Priscila Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Harris, Leila Assumpção |
Primeiro membro da banca: | Salgueiro, Maria Aparecida Ferreira de Andrade |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Luiz Manoel da Silva |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é discutir os conceitos de lar e deslocamento, elementos de performance de gênero e indícios da presença da escrita de si no fazer literário da escritora dominicana-americana Julia Alvarez. A autora, apesar de nascida em Nova Iorque, foi criada na República Dominicana, tendo imigrado para os Estados Unidos aos dez anos de idade. Suas experiências como sujeito diaspórico delineiam sua vida e influenciam sua escrita. Alvarez escreve ficção e não ficção que apresentam como protagonistas mulheres caribenhas que vivem entre culturas e cujas vidas estão profundamente conectadas à terra natal. O foco principal desta análise literária é estabelecer um paralelo entre a jornada de Alvarez e de sua personagem Yolanda, ressaltando aspectos políticos e estéticos. Seu romance ¡Yo! (1997) e a coleção de ensaios autobiográficos, Something to Declare (1998) constituem o principal corpus literário de meu trabalho, mas também incluo passagens extraídas do primeiro romance da autora How the García Girls Lost their Accents (1991) e de entrevistas. Os conceitos de escrita de si e de autoficção figuram como elementos-chave para a apreciação da obra de Alvarez. Por meio de suas experiências como uma escritora dominicana-americana, a autora cria personagens e narrativas que entrelaçam história e ficção de modo a expor as dificuldades de quem está situado entre culturas. Além disso, com base nos seus ensaios, pretendo analisar os efeitos do deslocamento forçado tanto na vida da escritora quanto em sua representação literária presente nos romances selecionados. Dito isto, de forma a discutir estes resultados, vou abordar questões como formação de identidade, expectativas e performance de gênero, hibridismo cultural e mais. Os autores que compõem o corpus teórico desta pesquisa escrevem, em sua maior parte, de um ponto de vista crítico pós-colonial/decolonial e feminista; não obstante, para investigar as práticas de escrita de si pretendo usar alguns teóricos que são especialistas em autobiografia e/ou autoficção. A base desta pesquisa inclui os trabalhos de Phillipe Lejeune, Homi K. Bhabha, Susan S. Friedman, Simone de Beauvoir, Judith Butler, entre outros |
Abstract: | The purpose of this thesis is to discuss the concepts of home and displacement, elements of gender performance and strategies of life-writing in the works of the Dominican-American writer Julia Alvarez. The author, although born in New York, was raised in the Dominican Republic, immigrating to the United States at the age of ten. Her experiences as a diasporic subject not only shape her life path but also influence her writing in general. Alvarez writes fiction and non-fiction that feature as protagonists Caribbean women who live in-between cultures and are often deeply connected to their homeland. The primary focus of this literary analysis is to establish a parallel between Alvarez s journey and that of her character Yolanda, highlighting both political and aesthetic concerns. Her novel ¡Yo! (1997) and a collection of autobiographical essays, Something to Declare (1998) constitute the main literary corpus of my work, but I also include excerpts from the writer s first novel How the García Girls Lost their Accents (1991) and from interviews. The notions of life-writing and autofiction are going to be brought up as key elements to the appraisal of Alvarez s works. Making use of her own experiences as a Dominican-American writer to build her characters and storylines, Alvarez weaves history and fiction in order to expose the struggles of people who are caught between cultures. Furthermore, through her essays, I intend to analyze the effects of forced displacement both on the author herself and her mirrored literary representation presented in the selected novels. That being said, in order to discuss such outcomes, I am going to touch upon topics such as identity formation, gender expectations and performance, cultural hybridism and more. The authors who compose the theoretical foundation of this research write mostly from a viewpoint of postcolonial/decolonial and feminist criticism; nevertheless, in order to investigate life-writing practices I intend to use some scholars who are specialists in autobiography and/or autofiction. The basis of this thesis includes the works of Phillipe Lejeune, Homi K. Bhabha, Susan S. Friedman, Simone de Beauvoir, Judith Butler, among others |
Palavras-chave: | Life writing Displacement Hybridism Gender Julia Alvarez Escrita de si Deslocamento Hibridismo Gênero Alvarez, Julia Crítica e interpretação Alvarez, Julia. ¡Yo! Alvarez, Julia. How the García girls lost their accents Alvarez, Julia. Something to declare Ficção autobiográfica Deslocamento (Psicologia) na literatura Escritoras |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CATALÃO, Priscila Reis. A escrita de Julia Alvarez: o elaborado processo de invenção de si através da literatura. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6280 |
Data de defesa: | 25-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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