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Tipo do documento: Dissertação
Título: Agenciamentos coletivos e enunciação aforizante: sugestões em uma revista pedagógica
Título(s) alternativo(s): Collective assemblages and aphorising enunciation: suggestions in a pedagogical journal
Autor: Sant\'ana, Gabriel Cardoso Coelho 
Primeiro orientador: Rocha, Décio Orlando Soares da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
Segundo membro da banca: Atem, Guilherme Nery
Resumo: Esta pesquisa objetiva refletir os conceitos de representação e invenção, criados por Deleuze (2006), e contextualizá-los no campo dos estudos linguísticos. Para isso, especificamos tal discussão a partir da polêmica entre duas correntes de pensamento sobre a linguagem: uma que compreende a linguagem como representação da realidade e outra que compreende a linguagem como inventora de realidade. Desse modo, faremos dois mapeamentos teóricos que se organizam em dois capítulos. No primeiro, apoiando-nos nas reflexões de Kastrup (1999), Passos (2008), Tedesco (2008) e Bakhtin (1981), pontuamos tal reflexão nos campos da psicologia e da linguística. No segundo mapeamento, realizamos uma oposição entre duas perspectivas teóricas da linguagem que se dizem pragmáticas, isto é, a filosofia da linguagem de Searle e a análise do discurso. Temos como objetivo distinguir dois tipos de estudos pragmáticos: um que tende para a representação e outro que tende para a invenção. Nesse contexto, iremos recorrer às reflexões de Deleuze e Guattari sobre os atos de fala. Associado ao primeiro objetivo de pesquisa, nosso segundo objetivo é analisar o discurso da avaliação externa realizada no sistema estadual de educação do Rio. Optamos por analisar uma revista pedagógica, sendo o córpus de análise constituído por enunciados selecionados de parte da revista. A análise centra-se nos agenciamentos enunciativos (marcados linguisticamente pelos verbos) e nos agenciamentos de corpos (marcados por sintagmas nominais). Objetivamos, com isso, mostrar qual tendência segue esse discurso mais/menos para representação ou mais/menos para invenção. Antes desse capítulo de análise, tecemos considerações teóricas sobre as competências (cf. Ramos, 2006) e as sociedades de controle (cf. Deleuze, 1992), para contextualizar o tipo de avaliação que se realiza na educação (avaliação de competências). O conceito de enunciação aforizante (cf. Maingueneau, 2013) nos auxiliou a evidenciar uma tendência mais representacional que tal discurso instaura no campo da educação
Abstract: This research aims to reflect the concepts of representation and invention, created by Deleuze (2006), and contextualize them in the field of linguistic studies. To this end, we have specified this discussion based on the controversy between two currents of thought about language: one that understands language as a representation of reality and another that understands language as an inventor of reality. In this way, we will make two theoretical mappings that are organized in two chapters. In the first one, based on the reflections of Kastrup (1999), Passos (2008), Tedesco (2008) and Bakhtin (1981), we point out this reflection in the fields of psychology and linguistics. In the second mapping, we make an opposition between two theoretical perspectives of language that claim to be pragmatic, that is, Searle's philosophy of language and discourse analysis. We aim to distinguish two types of pragmatic studies: one that tends towards representation and another that tends towards invention. In this context, we will turn to the reflections of Deleuze and Guattari on the acts of speech. Associated with the first research objective, our second objective is to analyze the discourse of the external evaluation carried out in the state education system of Rio de Janeiro. We chose to analyze a pedagogical journal, the analysis corpus consisting of selected statements from the journal. The analysis focuses on assemblages of enunciation (linguistically marked by verbs) and on assemblages of bodies (marked by noun phrases). We aim, therefore, to show which trend follows this discourse - more / less for representation or more / less for invention. Before this chapter of analysis, we make theoretical considerations about the competences (see Ramos, 2006) and control societies (Deleuze, 1992), to contextualize the type of evaluation that is realized in the education (competences evaluation). The concept of a daunting enunciation (see Maingueneau, 2013) helped us to highlight a more representational tendency that such a discourse establishes in the field of education
Palavras-chave: Discourse analysis
Representation
Invention
Assemblages of enunciation
Assemblages of bodies
Aphorising enunciation
Linguística
Representação (Filosofia)
Invenção (Retórica)
Linguística de corpus
Psicolinguística
Análise do discurso
Representação
Invenção
Agenciamentos de enunciação
Agenciamentos de corpos
Enunciação aforizante
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANT\'ANA, Gabriel Cardoso Coelho. Agenciamentos coletivos e enunciação aforizante: sugestões em uma revista pedagógica. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6281
Data de defesa: 25-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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