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Tipo do documento: Dissertação
Título: A lógica da guerra: as metáforas conceptuais em disputa na construção da narrativa do Movimento Escola sem Partido
Título(s) alternativo(s): The logic of war: the conceptual metaphors in dispute in the construction of the narrative of the Movimento Escola sem Partido
Autor: Silva, Caroline Martins da 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Segundo membro da banca: Pinheiro, Diogo Oliveira Ramires
Resumo: Neste estudo, objetiva-se analisar como se dá a conceptualização de educação pelo Movimento Escola Sem Partido (EsP), à luz da Linguística Cognitiva, baseando-se, sobretudo, na Teoria da Metáfora Conceptual e nos conceitos de modelos cognitivos idealizados (MCIs) (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]), esquemas imagéticos e categorização. Além disso, pressupostos basilares da Linguística Cognitiva, como perspectivização, experiencialização e corporificação, mostram-se fundamentais, visto que o corpo foi compreendido a partir de uma relação de implicação (MATURANA; VARELA, 2015) no contexto em que está inserido. Dentro dessa lógica, levou-se em consideração a o conceito de instituição (LOURAU, 1993) e micropoderes (FOUCAULT, 2017) entendendo a dinamicidade da educação, o que auxiliou na compreensão das metáforas conceptuais, a serem dadas, segundo o sistema conceptual deste corpo em um contexto específico dotado de efeitos de poder. Acredita-se, assim, que, devido a uma polarização dada também pelos contextos global e local (KÖVECSES, 2010b) , principalmente ideológica, o EsP experiencia o domínio EDUCAÇÃO em termos de GUERRA. Essa metáfora mais genérica é sustentada por outras que anunciam um simulacro (MAINGUENEAU, 2008) do que o EsP acredita ser educação e todos os agentes que a envolvem, tem-se assim: EDUCAÇÃO É PRISÃO; EDUCAÇÃO É MERCADO; EDUCAÇÃO É PARTIDO POLÍTICA; EDUCAÇÃO É FÁBRICA; SER HUMANO É CONTÊINER. O surgimento dessas metáforas, ao longo da análise, coloca em xeque dois alicerces do EsP: a neutralidade e o apartidarismo
Abstract: In this study, the objective is to analyze how the conceptualization of education is made by the Movimento Escola Sem Partido (EsP), according to Cognitive Linguistics, based, above all, on the Conceptual Metaphor Theory and on the idealized cognitive models (ICM s) (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]), image schemas and categorization. Besides that, basic assumptions from Cognitive Linguistics, as perspectivization, experiencillization and embodiment, are fundamental, since the body is understood from a relation of implication (MATURANA; VARELA, 2015) to the context where it is at. In that logic, it is taken in consideration the concept of institution (LOURAU, 1993) and micropowers (FOUCAULT, 2017), understanding the dynamics of educaiton, wich helped in the understanding of the conceptual metaphors, to be given, according to said body s conceptual system in a specific context provided with power effects. It is believed that due to the polarization given also by the global and local contexts (KÖVECSES, 2010b) , mainly ideological, the EsP experience the domain EDUCATION in terms of WAR. That more generic metaphor is sustained by others that anounce a simulacrum (MAINGUENEAU, 2008) of what EsP believes to be education and all of the agents that involve in it, so there is: EDUCATION IS PRISION; EDUCATION IS MARKET; EDUCATION IS POLITICAL PARTY; EDUCATION IS FACTORY; HUMAN BEING IS CONTEINER. The arise of these metaphors, through the course of the analysis, puts two of EsP s cornerstones at stake: neutrality and non-partisanism
Palavras-chave: Cognitive linguistic
Education
War
Escola Sem Partido
Linguística cognitiva
Educação
Guerra
Escola Sem Partido (Brasil)
Educação e Estado
Educação Aspectos políticos
Gramática cognitiva
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Caroline Martins da. A lógica da guerra: as metáforas conceptuais em disputa na construção da narrativa do Movimento Escola sem Partido. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6283
Data de defesa: 13-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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