Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6285
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a cruz e a espada: o autor de Ressurreição sistema literário e literatura empenhada
Título(s) alternativo(s): Entre a cruz e a espada: the author of Ressurreição - literary system and engaged literature
Autor: Rangel, Vagner Leite 
Primeiro orientador: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Primeiro membro da banca: Werkema, Andréa Sirihal
Segundo membro da banca: Mello, Maria Elizabeth Chaves de
Resumo: Este trabalho pretende investigar o impacto da crítica teatral de Quintino Bocaiúva sobre a composição de Ressurreição, o primeiro romance de Machado de Assis. Para tanto, considerarei a primeira advertência à Ressurreição, a configuração do sistema literário oitocentista, e o projeto apresentado pelos autores da Niterói, encabeçado por Gonçalves de Magalhães, para a literatura brasileira, observando não só o triunfo do Romantismo, primeiro com a poesia e depois com o romance, mas também a ascensão e a consolidação do teatro nacional, que vai do decênio de cinquenta ao decênio de sessenta. A leitura deste romance, portanto, é proposta em duas direções: relaciona-se com o passado na medida em que responde às críticas de outrora e relaciona-se com o presente e o futuro na medida em que tal resposta representaria a tentativa e aposta ficcional do autor, na prosa de ficção, de fixação no sistema literário oitocentista, que adentrara, mas não consolidara a posição de autor de literatura. Observarei, na leitura proposta, a presença da fábula de Esopo como índice de retificação (passado e presente) e ratificação (presente e futuro) na trajetória literária de Machado de Assis. Em relação à retificação passada, veremos o teatro de Machado de Assis de 1862 (nos palcos) ou 1863 (impresso), comparando com a retificação proposta em Ressurreição. Aqui, a figuração e caracterização das personagens femininas desempenham um papel-chave para interpretação proposta, fazendo-nos entender a retificação (passada e presente) e a ratificação (presente e futura): sendo sensivelmente inferiores às personagens do teatro do autor, as personagens daquele romance têm um caráter surpreendentemente resignado, acatando as leis da tradição, ao passo que aquelas têm um caráter progressista, questionando as leis desta mesma tradição. Indaga-se: por que a censura, o recuo?
Abstract: This dissertation aims at investigating the impact of Quintino Bocaiúva s criticism on the composition of Ressurreição, Machado de Assis s first novel. To do so, I am considering the first preface to the Ressurreição, the setting of nineteenth-century literary system and the project presented by the authors of Niterói, headed by Gonçalves de Magalhães, to change our literature. I am taking into consideration the triumph of Romanticism, first with poetry and then with the novel but also the rise and consolidation of the national theater, ranging from 1850 until 1860. Reading this novel in two directions: it relates to the past to the extent that responds to Bocaiúva s criticism and to the future to the extent that this response would represent the author s attempt to become a legitimated writer of fiction.
Palavras-chave: Nineteenth century
Brazil
Literary system
Engaged literature
Século XIX
Brasil
Sistema literário
Literatura empenhada
Machado de Assis
Assis, Machado de, 1839-1908- Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839-1908 - Ressurreição
Literatura brasileira História e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908 Personagens Mulheres
Bocaiuva, Quintino, 1836-1912 Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RANGEL, Vagner Leite. Entre a cruz e a espada: o autor de Ressurreição sistema literário e literatura empenhada. 2016. 189 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6285
Data de defesa: 25-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Vagner Leite Rangel_dissertacao.pdf823,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.