Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6286
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas linguísticas e ensino de espanhol: análise discursiva de materiais didáticos
Título(s) alternativo(s): Políticas lingüísticas y enseñanza de español: análisis discursivo de materiales didácticos
Autor: Pinto, Cristiane da Silva 
Primeiro orientador: Arantes, Poliana Coeli Costa
Primeiro membro da banca: Velozo, Naira de Almeida
Segundo membro da banca: Daher, Maria Del Carmen Fátima González
Resumo: As políticas linguísticas são responsáveis por nortear as práticas pedagógicas. Os documentos de orientação curricular em nosso país convergem para um objetivo primordial: a formação crítica, reflexiva e autônoma dos sujeitos, e tais fundamentos se ancoram na Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996. No âmbito do ensino de línguas, essa formação demanda uma concepção crítica sobre a linguagem. Visto que os livros didáticos evidenciam, direta ou indiretamente, a política linguística que os orienta (ARANTES, 2018), e são, como afirmam Daher, Freitas e Sant Anna (2013) produções históricas, logo, são atravessadas por concepções sobre a prática docente, é de suma importância que os professores olhem criticamente para os materiais que servem como suporte para as suas práticas pedagógicas. Diante de tais fatos, a presente pesquisa se dedica a investigar: que concepção de linguagem orienta as práticas de leitura do gênero artigo de opinião, presentes nas coleções aprovadas pelas três últimas edições do Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD)? Que consonância existe entre tais práticas e as políticas linguísticas em nosso país? Os resultados obtidos apontam que, nas atividades investigadas, as práticas de letramento tendem a focar a estrutura do idioma, as regras e prescrições gramaticais, e a decodificação de informações, parecendo indicar uma não convergência com as propostas das políticas linguísticas em nosso país. Fundamentam este trabalho: os estudos de linguagem, desenvolvidos por Bakhtin (1997), as pesquisas sobre Letramento, a partir de Soares (2010), e os estudos dos gêneros do discurso, a partir de Maingueneau (2005).
Abstract: Las políticas lingüísticas orientan las prácticas pedagógicas. Los documentos de orientación curricular en nuestro país convergen hacia un objetivo primordial: la formación crítica, reflexiva y autónoma de los sujetos, y tales fundamentos se apoyan en la Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996. En el ámbito de la enseñanza de lenguas, esta formación demanda una concepción crítica sobre el lenguaje. Puesto que los libros didácticos evidencian directa o indirectamente la política lingüística que los orienta (ARANTES, 2018), y son, como afirman Daher, Freitas y Sant'Anna (2013) producciones históricas, luego, son atravesadas por concepciones sobre la práctica docente, es de suma importancia que los profesores miren críticamente a los materiales que sirven como soporte para sus prácticas pedagógicas. Por lo tanto, en este trabajo, se investiga: ¿Qué concepción de lenguaje orienta las prácticas de lectura del género artículo de opinión, presentes en las colecciones aprobadas por las tres últimas ediciones del Programa Nacional de los Libros Didácticos (PNLD)? ¿Qué consonancia existe entre tales prácticas y las políticas lingüísticas en nuestro país? Los resultados obtenidos apuntan que, en las actividades investigadas, las prácticas de literacidad tienden a enfocarse en la estructura del idioma, en las reglas y prescripciones gramaticales y en la decodificación de informaciones, pareciendo indicar una no convergencia con las propuestas de las políticas lingüísticas en nuestro país. Fundamentan este trabajo: los estudios de lenguaje desarrollados por Bakhtin (1997), las investigaciones sobre Literacidad a partir de Soares (2010), los estudios sobre los géneros discursivos, a partir de Maingueneau (2005).
Palavras-chave: Materiales didácticos
Literacidad
Discurso
Enseñanza de español
Língua espanhola Estudo e ensino
Política linguística
Análise do discurso
Letramento
Livros didáticos - Avaliação
Políticas linguísticas
Materiais didáticos
Letramento
Discurso
Ensino de espanhol
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINTO, Cristiane da Silva. Políticas linguísticas e ensino de espanhol: análise discursiva de materiais didáticos. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6286
Data de defesa: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cristiane da Silva Pinto_Dissertacao compact.pdf5,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.