Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6296
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Infelizes, miudinhos, fugitivos : ponto de vista, referenciação e imagem do sertanejo em Vidas secas, de Graciliano Ramos |
Título(s) alternativo(s): | Unhappy, little ones, fugitives : point of view, referencing and image of the sertanejo in Vidas secas, by Graciliano Ramos |
Autor: | Gomury, Andréia Queila Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Nabil Araújo de |
Primeiro membro da banca: | Werkema, Andréa Sirihal |
Segundo membro da banca: | Moraes, Anita Martins Rodrigues de |
Resumo: | Em conformidade com o esquema historiográfico nacionalista-realista compartilhado com Sodré (1964), Bosi (2006) localiza Vidas Secas, de Graciliano Ramos, no fecho de uma progressão evolutiva do sertanismo, a título de obra prima da sobriedade formal na qual o esforço de objetivação foi bem logrado (BOSI, 2006, p. 403). Analisado o ponto de vista narrativo e o processo de referenciação no romance, observamos o sertanejo figurado pelo narrador como a imagem do Outro a partir do ponto de vista de um Eu, ou seja, identificamos as marcas da subjetividade enunciativa em terceira pessoa a serviço de um certo imaginário, o que, por sua vez, desmonta a tese da objetivação, colocando em xeque a inserção de Graciliano e sua obra no esquema historiográfico teleológico nacionalista-realista |
Abstract: | In accordance with the nationalist-realist historiographical scheme shared with Sodré (1964), Bosi (2006) locates Vidas secas, by Graciliano Ramos, at the close of an evolutionary progression of sertanism, as a masterpiece of formal sobriety in which the effort of objectification was well succeeded (BOSI, 2006, p. 403). Analyzing the narrative point of view and the process of referencing in the novel, we observe the sertanejo figured by the narrator as the image of the Other from the point of view of an I, that is, we identify the marks of enunciative subjectivity in the third person in the service of a certain imaginary, which, in turn, disassembles the objectification thesis, putting in check the inclusion of Graciliano and his work in the nationalist-realistic teleological historiographic scheme |
Palavras-chave: | Point of view Referencing Image Ponto de vista Referenciação Imagem Sertanejo Vidas secas Ramos, Graciliano, 1892-1953 - Crítica e interpretação Ramos, Graciliano, 1892-1953. Vidas secas Análise do discurso narrativo Ponto de vista (Literatura) Imagem (Psicologia) na literatura Alteridade Identidade (Conceito filosófico) na literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | GOMURY, Andréia Queila Santos. Infelizes, miudinhos, fugitivos : ponto de vista, referenciação e imagem do sertanejo em Vidas secas, de Graciliano Ramos. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6296 |
Data de defesa: | 27-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Andreia Queila Santos Gomury - Dissertacao.pdf | 492,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.