Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6302
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do outro lado da tela:estratégia, ação e conceptualização do ensino-aprendizagem do espanhol como língua adicional em aulas síncronas on-line |
Título(s) alternativo(s): | Across the screen: strategy, action, and conceptualization in teaching and learning Spanish as an additional language in online synchronous classes |
Autor: | Matta, Ana Beatriz Simões da |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Velozo, Naira de Almeida |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Adriana Maria Ramos |
Resumo: | Nessa dissertação, objetiva-se (i) aperfeiçoar a docência em espanhol como língua adicional em um contexto de aulas síncronas on-line com participantes militares de carreira do Exército Brasileiro; (ii) entender como os discentes conceptualizam o seu processo de aprendizagem, a língua espanhola e a si mesmos, de maneira a intervir em uma realidade de ensino-aprendizagem do Espanhol regulada por instrumentos avaliativos e (iii) elaborar propostas para tornar este aprendiz mais autônomo e participativo por meio, não só da troca de estratégias de aprendizagem entre os participantes, como também dos postulados da Gamificação da Aprendizagem (BANNEL et.al, 2016). Para tal, utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), na qual participantes e pesquisadores estão imbricados a resolver problemas e, também, gerar saberes ao longo do processo. As técnicas de pesquisa utilizadas nesta dissertação foram: diários de aprendizagem on-line, relatos de aprendizagem gravados e entrevistas semiestruturadas. Foram depreendidas das informações de pesquisa as seguintes metáforas: APRENDIZAGEM DE ESPANHOL É PERCURSO, APRENDIZAGEM DE ESPANHOL É GUERRA, ESPANHOL É PESSOAe ALUNO É RECIPIENTE.Além disso, foi possível perceber que utilização e o reconhecimento de estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas, sociais e afetivas, por parte dos participantes e de maneira sobreposta, eram eficazes ao longo do processo de aprendizagem de espanhol como língua adicional. Com relação aos postulados da gamificação da aprendizagem, delineou-se um início de proposta colaborativa a fim de auxiliar os participantes durante o processo de desenvolvimento de autonomia (SCHALE e SZABÓ, 2000). O quadro teórico desta dissertação baseia-se nos construtos da Linguística Cognitiva (GERAEERTS, 2006), da teoria da Metáfora Conceptual e dos Esquemas Imagéticos (JHONSON, 1987, LAKOFF E JHONSON, 2002; KOVËCSES, 2002, GIBBS E COLSTON, 2006, FERRARI, 2010), no sociointeracionismo de Vigotsky (VIGOTSKY, 1984), da Cibercultura (LÉVY, 2000; SILVA, 2000; SANTAELLA, 2007, SANTOS 2010; 2016), da Gamificação da Aprendizagem (BANNEL et.al, 2016) e das Estratégias de Aprendizagem (OXFORD, 1990; CARDOSO, 2016; OXFORD, 2017). |
Abstract: | This dissertation aims to (i) improve teaching Spanish as an additional language in a context of synchronous online classes with participants who were military personnel of the Brazilian Army; (ii) to understand how students conceptualize their learning process, the Spanish language and themselves, in order to intervene in a Spanish teaching-learning reality regulated by evaluative instruments and (iii) to develop proposals to make this learner more autonomous and participatory not only through the exchange of learning strategies among participants, but also through the postulates of Learning Gamification (BANNEL et.al, 2016). To this end, the qualitative approach of the Action Research (THIOLLENT, 2011) was used, in which participants and researchers are involved in solving problems as well as generating knowledge throughout the process. The research techniques used in this dissertation were: online learning diaries, recorded learning reports and semi-structured interviews. The following metaphors were taken from the research information: LEARNING SPANISH IS A ROUTE, LEARNING SPANISH IS WAR, SPANISH IS A PERSON and A STUDENT IS A RECEPTACLE. In addition, it was possible to realize that the use and recognition of cognitive, metacognitive, social and affective learning strategies by participants in an overlapping way were effective throughout the process of learning Spanish as an additional language. Regarding the postulates of learning gamification, an early collaborative proposal was outlined to assist participants during the process of developing autonomy (SCHALE and SZABÓ, 2000). The theoretical framework of this dissertation is based on the constructs of Cognitive Linguistics (GERAEERTS, 2006), Conceptual Metaphor and Imaging Schemes theory (JHONSON, 1987, LAKOFF AND JOHNSON, 2002; KOVËCSES, 2002, GIBBS AND COLSTON, 2006, FERRARI , 2010), Vigotsky's sociointeractionism (VIGOTSKY, 1987), Cyberculture (LÉVY, 2000; SILVA, 2000; SANTAELLA, 2012, SANTOS 2016; 2018), Learning Gamification (BANNEL et.al, 2016) and Learning Strategies (OXFORD, 1990; CARDOSO, 2016; OXFORD, 2017). |
Palavras-chave: | Conceptual metaphor Learning strategies Action research Spanish as an additional language Teaching-learning in Cyberculture Língua espanhola Estudo e ensino Aprendizagem da segunda língua Gramática cognitiva Pesquisa-ação Cibercultura Metáfora Metáfora conceptual Estratégias de aprendizagem Pesquisa-ação Espanhol como língua adicional Ensino-aprendizagem na Cibercultura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MATTA, Ana Beatriz Simões da. Do outro lado da tela:estratégia, ação e conceptualização do ensino-aprendizagem do espanhol como língua adicional em aulas síncronas on-line. 2019. 247 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6302 |
Data de defesa: | 11-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Beatriz Simoes da Matta_Dissertacao.pdf | 8,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.