Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6305
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estratégias produtivas no trabalho com leitura literária no ensino fundamental: uma experiência que deu certo |
Título(s) alternativo(s): | Productive strategies in working with literary reading in elementary school: an experience what worked |
Autor: | Gondim, Jéssica Julliana Bezerra ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Novaes, Ana Maria Pires |
Resumo: | Em um mundo social em que a exigência de interação linguística e suas diversas práticas são cada vez maiores, muitos alunos, no ambiente escolar, encontram dificuldades para lidar com a leitura e a compreensão de textos, em particular aqueles que pertencem ao domínio discursivo literário. Vários têm sido os problemas enfrentados por professores, especialmente os de Língua Portuguesa, para vencê-los ou minimizá-los. Esta dissertação, fruto da paixão pelo ensino e da vontade de motivar os colegas de magistério em suas práticas docentes, tem como objetivo principal apontar caminhos possíveis de despertar nos alunos o gosto pela leitura literária, bem como torná-los leitores competentes e críticos, interagindo criticamente como que leem. Busca também contribuir, por meio de estratégias pedagógicas e de atividades realizadas efetivamente em sala de aula, para um trabalho eficiente com a leitura literária no Ensino Fundamental. Para tal, este trabalho adota a concepção interacional da língua (ELIAS; KOCH, 2014) e destaca a visão de Gilles Thérin (1990, apud JOUVE, 2002) de que a leitura é um processo com cinco dimensões: neurofisiológico, cognitivo, afetivo, argumentativo e simbólico. Quanto à compreensão leitora, ressalta a perspectiva cognitivo-sociológica de Souza (2005), na qual compreende a importância das memórias culturais do sujeito ao atribuir significado ao texto e concebe o papel do professor como um mediador do aprendizado (MACHADO; MAGALHÃES, 2012) que se concretiza na medida em que a dinâmica da interação acontece. O presente estudo envolve os documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; os aspectos relacionados à leitura, à compreensão textual, à formação de leitores e à mediação do professor; a leitura literária de clássicos nacionais e estrangeiros. O corpus da pesquisa é constituído de oito obras literárias trabalhadas em turmas regulares de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma rede de ensino privado, localizado no município do Rio de Janeiro |
Abstract: | In a social world where the demand for linguistic interaction and its various practices are increasing, many students in the school environment find it difficult to deal with reading and comprehension of texts, in particular those belonging to the literary discursive domain. There have been several problems faced by teachers, especially Portuguese-speaking teachers, in overcoming or minimizing them. This dissertation, the result of the passion for teaching and the desire to motivate teaching colleagues in their teaching practices, aims to point out possible ways of arousing students' taste for literary reading, as well as making them competent and critical readers, interacting with each other critically as they read. It also seeks to contribute, through pedagogical strategies and activities effectively carried out in the classroom, to an efficient work with literary reading in Elementary School. To this end, this work adopts the interactional conception of language (ELIAS; KOCH, 2014) and highlights Gilles Thérin's (1990, apud JOUVE, 2002) view that reading is a process with five dimensions: neurophysiological, cognitive, affective, argumentative and symbolic. As for the reading comprehension, highlights the cognitive-sociological perspective of Souza (2005), in which he understands the importance of the subject's cultural memories in attributing meaning to the text and conceives the teacher's role as a learning mediator (MACHADO; MAGALHÃES, 2012) materializes as the dynamics of interaction take place. This study involves the official documents governing the teaching of Portuguese in Elementary School; aspects related to reading, textual comprehension, reader training and teacher mediation; the literary reading of national and foreign classics. The research corpus consists of eight literary works worked in regular classes of 6th and 7th grades of Elementary School in a private school network, located in the city of Rio de Janeiro |
Palavras-chave: | Portuguese Language Teaching reading Literature Mediating teacher Pedagogical practices Língua portuguesa Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino Ensino fundamental Ensino de Língua Portuguesa Leitura Literatura Professor mediador Práticas pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | GONDIM, Jéssica Julliana Bezerra. Estratégias produtivas no trabalho com leitura literária no ensino fundamental: uma experiência que deu certo. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6305 |
Data de defesa: | 10-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jessica Julliana Bezerra Gondim_dissertacao.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.