Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito |
Título(s) alternativo(s): | Les divers voix qui tissent le manuel didátique : Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): un étude discursif de la position sujet |
Autor: | Cabral, Débora Maciel |
Primeiro orientador: | Rocha, Décio Orlando Soares da |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Fernando Afonso de |
Segundo membro da banca: | Fraga, Katia Ferreira |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a proposta de leitura do material didático Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) desenvolvido pela Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro(Seeduc). A partir de uma perspectiva do discurso promovida pela análise do discurso de base francesa (AD), nossa proposta inicia-se nas diferentes posições discursivas que o enunciador equipe de docentes ocupa para construir uma metodologia específica para o ensino de francês, baseada nas diferentes modalidades de letramento e as diferentes vozes legitimadas trazidas por este enunciador para compor esse material didático |
Abstract: | Ce travail a pour but de vérifier la proposition de lecture du manuel didactique Reorientação Curricular curso de atualização para regentes de francês língua moderna (RCFle) elaboré par le Secrétariat d´Education de l État de Rio de Janeiro(Seeduc). À partir d´une perspective discursive énonciative, nous nous proposons d analyser les différentes positions assumées par l´énonciateur professeur de langue française ainsi que la conception méthodologique pour l´enseignement-apprentissage de FLE en rapport aux discours legitimés antérieurs à la RCFle qui prescrivent le travail du professeur |
Palavras-chave: | Analyse du discours Énoncé Position-sujet Travail et formation du professeur et apprentissage de FLE Análise do discurso Enunciado Posição-sujeito Trabalho e formação docente e aprendizado de FLE Análise do discurso Material didático Língua francesa Estudo e ensino Professores de francês Currículos - Mudança |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CABRAL, Débora Maciel. As diversas vozes que tecem o manual didático: Reorientação Curricular para Docentes de francês língua estrangeira (RCFle): um estudo discursivo da posição sujeito. 2010. 274 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6320 |
Data de defesa: | 30-Jun-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Debora Maciel_Dissertacao.pdf | 941,46 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo F - Circular DO.pdf | 46,44 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo A - Corpus Impresso_compacto 1.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo A - Corpus Impresso_compacto 2.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo A - Corpus Impresso_compacto 3.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo B - Reorientacao Curricular.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo C - Ensino de linguas vivas.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo D - Resumo do projeto Sucesso Escolar.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Anexo E - Ficha de avaliacao respondida pelos docentes.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.