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Tipo do documento: Dissertação
Título: Marcas de autoria em editoriais
Título(s) alternativo(s): Marks of authorship in editorial
Autor: Chagas, Mariana Rosa Medeiros 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Alonso, Karen Sampaio Braga
Resumo: O editorial jornalístico se configura como gênero argumentativo, tendo como característica marcante a exposição do ponto de vista de uma instituição jornalística sobre os fatos de maior repercussão no momento. Em virtude de seus objetivos e de suas condições de produção, a impessoalidade e a generalização nele predominam, mesmo assim, é possível detectar marcas formais de autoria em várias partes do texto. A linguagem é sempre subjetiva, constrói a realidade, no sentido de jamais poder ser neutralizada. O homem, o autor, é sempre intermediário e, como tal, manipula o discurso ao seu dispor. Neste trabalho, então, não se visa procurar o subjetivo (a autoria) em contraste com um possível discurso objetivo; intenta-se, na verdade, mostrar estratégias linguísticas de evidenciar a autoria, de explicitá-la na sua relação com as pessoas do discurso
Abstract: Editorial is considered an argumentative text, and has as main characteristic to show the point of view of a Journal about the most commented facts at the present time. Considering the goals of the text and the conditions of its production, we can see the predominance of impersonality and generalization in that. Even though, it is possible to take formal elements that indicate authorship through the text. The language is always subjective and builds reality, in the sense it is never neutral. The human, the author, is always an intermediate and, manipulates the discourse the way he/she wants. This work, so, does not aim to find the subjective discourse as opposite of the purely objective discourse; it aims, actually, to show up the linguistic strategies of showing the authorship and to explicit it in its relation with the persons of discourse
Palavras-chave: Editorial
Authorship
Subjectivity
Discourse
Subjetividade
Discurso
Análise do discurso
Autoria
Redação de textos jornalísticos
Editoriais
Jornais
Periódicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CHAGAS, Mariana Rosa Medeiros. Marcas de autoria em editoriais. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6335
Data de defesa: 29-Nov-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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