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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a negação e a possibilidade: um estudo discursivo da fala do professor sobre o seu trabalho
Título(s) alternativo(s): Entre la negación y la posibilidad: un estudio discursivo del habla del profesor acerca de su trabajo
Autor: Mokodsi, Raphaela Dexheimer 
Primeiro orientador: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Rocha, Décio Orlando Soares da
Segundo membro da banca: França, Maristela Botelho
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a fala de professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro sobre o seu trabalho, inserido num período de mudanças para essa rede de ensino. Para tal, foi realizado um grupo de discussão (GD), um momento coletivo de fala dos professores sobre o seu trabalho, através do qual se verificou a expressiva incidência de enunciados negativos de caráter polêmico, segundo definição de Ducrot (1987). Assim, tais enunciados e seus respectivos pontos de vista subjacentes formaram o corpus da pesquisa. Buscou-se, a partir desse recorte, refletir sobre os discursos que circulam sobre o trabalho docente, relacionando-os aos conceitos de competências (SCHWARTZ, 1998), renormalizações (SCHWARTZ, 2002 e 2007) e trabalho impedido (CLOT, 2006) advindos das Ciências do Trabalho. No que se refere aos estudos das práticas discursivas, enfocou-se as contribuições de Bakhtin sobre dialogismo da linguagem (BAKHTIN, 1981 e 2003), a negação polêmica de Ducrot (1987) e o arcabouço teórico de Maingueneau (2001, 2002 e 2008) para os estudos enunciativos da Análise do Discurso. Os resultados nos possibilitaram apontar discursos circulantes subjacentes acerca do trabalho docente e refletir sobre tais construções de posições enunciativas que, em sua maioria, atribuem a responsabilidade pelos problemas no ensino ao professor. Além disso, identificamos contrastes entre os professores quanto à visão do ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental
Abstract: Esta investigación se propone a analizar el habla de profesores de Lengua Portuguesa de la red municipal de enseñanza de Rio de Janeiro acerca de su trabajo en un contexto de cambios para esa red de enseñanza. Con ese objetivo se realizó un grupo de discusión (GD) un dispositivo metodológico que permite un momento colectivo de habla entre los profesores acerca de su trabajo. Tras su realización se verificó la expresiva recurrencia a enunciados negativos de carácter polémico, según definición de Ducrot (1987). Así, a partir de esos enunciados y sus respectivos puntos de vista subyacentes se obtuvo el corpus de análisis. A partir de este rasgo, se buscó reflexionar acerca de los discursos que circundan el trabajo docente, relacionándolos a los conceptos de competencias (SCHWARTZ, 1998), renormalización (SCHWARTZ, 2002 y 2007) y trabajo impedido (CLOT, 2006) provenientes de las Ciencias del Trabajo. Por lo que se refiere a los estudios de las prácticas discursivas, se privilegió la contribución de Bakhtin acerca del dialogismo de lenguaje (BAKHTIN, 1981 y 2003), la negación polémica de Ducrot (1987) y la teoría de Maingueneau (2001, 2002 y 2008) para los estudios enunciativos del Análisis del Discurso. Los resultados nos posibilitaron apuntar discursos circulantes subyacentes acerca del trabajo docente y hacer reflexiones sobre tales construcciones de posiciones enunciativas, que en mayoría, atribuyen la responsabilidad por los problemas de enseñanza, al profesor. Además fue posible identificar contrastes entre los profesores cuanto a la enseñanza de Lengua Portuguesa
Palavras-chave: Trabajo docente
Red municipal de enseñanza de Rio de Janeiro
Análisis del discurso
Negación polémica
Trabalho docente
Rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Negação polêmica
Análise do discurso
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Avaliação educacional
Escolas públicas Organização e administração
Educação Finalidades e objetivos Rio de Janeiro (RJ)
Professores
Professores Avaliação
Professores Participação no planejamento curricular
Professores Atitudes Estudo de casos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MOKODSI, Raphaela Dexheimer. Entre a negação e a possibilidade: um estudo discursivo da fala do professor sobre o seu trabalho. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6347
Data de defesa: 28-Abr-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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