Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6354
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ele está presente: a obra de Silviano Santiago e as performances do artista perigoso
Título(s) alternativo(s): He is present: the Silviano Santhiago's literature and the performances of the dangerous artist
Autor: Viana, André Luiz Masseno 
Primeiro orientador: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Primeiro membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Segundo membro da banca: Bulhões-carvalho, Ana Maria de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a imagem do artista na obra de Silviano Santiago, mais precisamente sobre a figura do narrador-escritor da novela Uma história de família (1992), em abordagem comparativa com outros artistas, cuja produção e aparecimento na mídia problematizaram as primeiras décadas do HIV/AIDS, tais como Cazuza e o artista visual Leonilson, que posavam midiaticamente como perigosos. Pretende-se apontar, na obra de Silviano Santiago, uma performance do artista (soropositivamente) perigoso, na qual a relação entre enfermidade, dor, prazer e labor literário é verificável. Outros artistas são estudados, tais como o escritor Jean-Claude Bernardet, a artista visual Teresa Margolles e o performer Ron Athey, assim como os já citados Cazuza e Leonilson. Partindo da tese de Doutorado e da dissertação de Mestrado de Marcelo Secron Bessa, este trabalho procura avançar com algumas questões que, para tanto, recorrem ao conceito de performatividade, em Judith Butler, à noção do corpo como um Outro radical, de Henri-Pierre Jeudy, e à análise da relação entre AIDS e a discursividade empreendida por Susan Sontag. Os textos críticos de Silviano Santiago também fundamentam o presente estudo, mais precisamente na análise daqueles da relação entre dor e prazer na criação literária e da noção de uma homossexualidade astuciosa em resposta às discursividades heteronormativas
Abstract: The dissertation intends to discuss on the representation of the artist in Silviano Santiago s literary productions, focusing mainly on the figure of writer-narrator of the novel Uma história de família (1992), in comparative analysis with other writers and artists whose their literary and artistic productions had dealt with the first decades of HIV/AIDS, such as the pop-rock singer Cazuza, and the visual artist Leonilson, who had made a pose of dangerous individuals in Brazilian mass media. Therefore, the dissertation places emphasis in Silviano Santiago s productions that can be named as the performance of the dangerous (HIV-positively) artist, in which the relationship among disease, pain, pleasure, and literary labour can be verified. Other artists are analyzed, such as the writer Jean-Claude Bernardet, the visual artist Teresa Margolles, the performer Ron Athey as well as the above quoted Cazuza, and Leonilson. The Doctorship thesis and the Mastership dissertation of Marcelo Secron Bessa are the point of departure of this study, which aims to dialogue with the concept of performativity by Judith Butler, the Henri-Pierre Jeudy s notion of body in the art as a radical Other, and the Susan Sontag s analysis about the relationship between HIV/AIDS and metaphorical discursivities. The critical texts from Silviano Santiago are also fundamental tools to this study, specifically in their analysis about the relationship between pain and literary creation as well as their notion of an astute homosexuality in response to heteronormative discourses
Palavras-chave: HIV/AIDS
Performance
Literary creation
Body
Silviano Santiago
Santiago, Silviano, 1936-. Uma história de família Crítica e interpretação
Criação (Literária, artística, etc.)
Dor na literatura
AIDS (Doença) e literatura
Performance (Arte)
HIV/AIDS. Performance
Criação literária
Corpo
Silviano Santiago
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VIANA, André Luiz Masseno. Ele está presente: a obra de Silviano Santiago e as performances do artista perigoso. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6354
Data de defesa: 28-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Andre Masseno_Dissertacao.pdf882,62 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.