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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpos indomáveis, sujeitos dionisíacos: experiência, corpo e subjetividade na obra de João Gilberto Noll
Título(s) alternativo(s): Indomitable bodies, dionysian subjects: experience, body and subjectivity in João Gilberto Noll's novels
Autor: Bittencourt, Graciela Pinheiro 
Primeiro orientador: Pinto, Silvia Regina
Primeiro membro da banca: Chiara, Ana Cristina de Rezende
Segundo membro da banca: Klinger, Diana Irene
Resumo: O objetivo desta dissertação é propor uma visão afirmativa dos narradores-protagonistas dos romances do escritor João Gilberto Noll, oferecendo um contraponto à crítica que, ao inserir esses narradores-protagonistas na tendência niilista contemporânea de apagamento diante do outro e do mundo, os classifica como fracos. A partir da análise dos romances Hotel Atlântico (1986), Harmada (1993), A céu aberto (1996), Berkeley em Bellagio (2002), Lorde (2004) e Acenos e afagos (2008), caracterizaremos o sujeito nolliano como um sujeito forte, que chamaremos aqui de sujeito dionisíaco . Este sujeito prescinde de uma identidade fixa e bem delimitada e, portanto, dispensa quaisquer tipos de espelhos da consciência, da identificação, da idealização. Em vez de atribuir-se a si mesmo uma subjetividade ou um rosto, este sujeito se reconhece na sua existência mais primordial: o seu corpo indomável , que, diferente do corpo/imagem da lógica do esteticismo generalizado , reforça o caráter múltiplo e instável do sujeito, lembrando que ele é regido não pela sua vontade própria, mas sim pela dinâmica da vontade de potência . Apesar de remeter sempre ao corpo, a literatura de Noll se revela um convite, tanto aos seus narradores-personagens quanto ao leitor, para uma experiência metafísica
Abstract: In this dissertation I would like to propose a new affirmative treatment of novelist João Gilberto Noll s narrator-protagonists, taking issue with current literary criticism that would have them belong to a contemporary nihilistic trend, classifying them as weaklings who succumb when faced with the Other, or with the world. Based on an analysis of the novels Hotel Atlântico (1986), Harmada (1993), A céu aberto (1996), Berkeley em Bellagio (2002), Lorde (2004) and Acenos e afagos (2008), Noll s protagonists emerge as strong characters best described as dionysian subjects . Noll s narrator-protagonists relinquish a well defined, fixed identity and consequently renounce all mirrors the mirror of consciousness, identification, or even idealization. Instead of attributing themselves a subjectivity or a face, Noll s protagonists recognize in themselves a level of existence that is primordial: their indomitable body , one that differs from the body/image and a rationale of generalized aesthetics . They reinforce the multiple and unstable character of the subject, one that is moved not by its own volition, but by its will to power . Although the body appears as a recurrent theme in his writings, Noll s novels invite both their narrator-protagonists and the readers to take part in a metaphysical experience
Palavras-chave: Mirror
Body
Subjectivity
Indetity Performance
Noll, João Gilberto, 1946 Crítica e interpretação
Sujeito (Filosofia) na literatura
Identidade (Psicologia) na literatura
Corpo humano na literatura
Desempenho (Arte) na literatura
Espelho
Corpo
Subjetividade
Identidade
Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BITTENCOURT, Graciela Pinheiro. Corpos indomáveis, sujeitos dionisíacos: experiência, corpo e subjetividade na obra de João Gilberto Noll. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6375
Data de defesa: 29-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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