Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6381
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar |
Título(s) alternativo(s): | Theater and national identity: the representations of otherness in the dramatic work of José de Alencar |
Autor: | Freitas, Igor Ferreira de |
Primeiro orientador: | Pereira, Victor Hugo Adler |
Primeiro membro da banca: | Pontes Junior, Geraldo Ramos |
Segundo membro da banca: | Gens, Rosa Maria de Carvalho |
Resumo: | O século XIX, no Brasil, foi marcado por uma tentativa de construção de uma identidade nacional e cultural num país pós-independência. Neste panorama, José de Alencar destaca-se, entre outros papéis que exerceu, como significativo romancista e contribui para a formação de um sistema literário em nosso país. Porém, é na obra dramática alencariana que também podemos identificar uma proposta discursiva da possível identidade do homem no Brasil a partir de suas relações contraditórias e problemáticas com os "outros" aqui presentes: o português, o índio, o negro, e o francês representações estas capazes de dar ao homem uma ideia de pertencimento cultural, através de uma seleção do que deve ou não servir para representar sua identidade e a de seu povo |
Abstract: | The nineteenth century in Brazil was marked by an attempt to build a national and cultural identity in a country after independence. In this scenario, Jose de Alencar stands out,among other roles he held, as a significant novelist and contributes to the formation of a literary system in our country. But it is in dramatic work Alencar also can identify a discursive representation of the possible identity of the man in Brazil from its problematic and contradictory relationship with 'others' here: Portuguese, Indians, blacks, and French. These representations can give man a sense of cultural belonging through a selection of what should or should not serve to represent their identity and its people. |
Palavras-chave: | Theater Identity Otherness Nineteenth century Alencar, José de, 1829-1877 Crítica e interpretação Teatro brasileiro História e crítica Identidade (Conceito filosófico) na literatura Alteridade Negros na literatura Índios na literatura Análise do discurso literário José de Alencar Teatro Século XIX |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | FREITAS, Igor Ferreira de. Teatro e identidade nacional: as representações das alteridades na obra dramática de José de Alencar. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6381 |
Data de defesa: | 4-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Igor Ferreira_dissertacao_.pdf | 585,52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.