Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6390
Tipo do documento: Dissertação
Título: Web 2.0 e inglês como língua estrangeira: atitudes de professores e alunos adultos
Título(s) alternativo(s): Web 2.0 and English as a foreign language: teachers and adult learners' attitudes
Autor: Rocha, Cláudio José Mouço da 
Primeiro orientador: Shepherd, Tania Maria Granja
Primeiro membro da banca: Miller, Inés Kayon de
Segundo membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Resumo: O presente estudo tem por objetivos compilar e analisar percepções sobre o uso de ferramentas web 2.0 no ensino de inglês como língua estrangeira e aliar a análise de atitudes à teoria da Andragogia, que trata do aprendizado de adultos, proposta por Knowles (1973, 1975, 1984, 1990). O assunto parece não contar com estudos coordenados, visto que Thomas (2010) apenas muito recentemente editou um compêndio com trabalhos envolvendo as possíveis aplicações de recursos da web 2.0 no estudo de uma língua estrangeira e as percepções de alunos, embora outros estudos, como os de Rosell-Aguilar (2004), Conole (2008), Kárpáti (2009) e Jarvis e Szymczyk (2010) tenham discutido o assunto isoladamente. Neste trabalho é realizada a compilação das opiniões de alunos adultos e de professores de inglês como língua estrangeira. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela utilização de questionários fechados. Tal abordagem possivelmente dá a esta pesquisa um caráter inédito, ao menos no que se refere à coleta de atitudes de alunos adultos e professores brasileiros de um curso de idiomas quanto ao uso de ferramentas web 2.0 no ensino de uma língua estrangeira. A análise dos dados mostrou que aprendizes adultos e professores têm atitudes positivas e estão preparados para a utilização de recursos web 2.0 em sala de aula. Conclui-se, entretanto, que embora a maioria dos participantes desta pesquisa concorde que o uso de tais ferramentas contribui para o ensino de inglês como língua estrangeira, alguns ajustes e procedimentos ainda devem ser implementados para que as ferramentas web 2.0 se tornem não apenas um acessório, mas parte integrante do processo de aquisição do idioma
Abstract: This study aims to compile and analyse the perceptions of the use of web 2.0 tools in English Language Teaching and associate the analysis of attitude to the Andragogy theory, which deals with how adults learn, advanced by Knowles (1973, 1975, 1984, 1990). This topic does not appear to have a coordination of studies, since Thomas (2010) has only recently edited a handbook with works involving the possible applications of web 2.0 resources in the process of foreign language acquisition and students perceptions, although other works, as those by Rosell-Aguilar (2004), Conole (2008), Kárpáti (2009) and Jarvis & Szymczyk (2010) have discussed the topic isolatedly. This work compiles the opinions of adult learners and teachers of English as a foreign language. Data was collected through closed questionnaires. This approach may provide this research with novelty, at least with as regards the collection of Brazilian adult learners and teachers attitudes towards using web 2.0 in foreign language acquisition in a language school. Data analysis showed adult learners and teachers have positive attitude and are ready to use web 2.0 resources in the language classroom. Nonetheless, albeit most of the participants of this research agree the use of such tools contribute to teaching English as a foreign language, some adjustments and procedures should be implemented so that web 2.0 tools do not become mere accessories, but rather an integral part of the of the language acquisition process
Palavras-chave: Attitude
Andragogy
English as a foreign language
Língua inglesa Estudo e ensino Estudantes estrangeiros
Língua inglesa Estudo e ensino Inovações tecnológicas
Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação)
Educação de adultos
Web 2.0
Internet
Atitude
Andragogia
Inglês como língua estrangeira
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ROCHA, Cláudio José Mouço da. Web 2.0 e inglês como língua estrangeira: atitudes de professores e alunos adultos. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6390
Data de defesa: 24-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudio Jose Mouco da Rocha_Dissertacao.pdf1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.