Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6395
Tipo do documento: Dissertação
Título: Of angels and demons: Virginia Woolf s homicidal legacy in Sylvia Plath s: The bell jar.
Título(s) alternativo(s): Of Angels and demons: Virginia Woolf s Homicidal legacy in Sylvia Plath s The bell jar
Autor: Pinho, Davi Ferreira de 
Primeiro orientador: Monteiro, Maria Conceição
Primeiro membro da banca: Berutti, Eliane Borges
Segundo membro da banca: Tolentino, Magda Velloso Fernandes de
Resumo: Esta dissertação é um estudo comparativo do legado vitoriano deixado para as escritoras do século XX, Virginia Woolf e Sylvia Plath. Primeiro discutem-se as agências controladoras do corpo feminino na era vitoriana e a formação de um ideal de feminilidade que chamamos de Anjo do Lar. Em seguida, discute-se como Virginia Woolf apreende essa imagem e a subverte, criando seu duplo, que chamamos de Demônio do Lar. Por fim, promovemos o diálogo entre Sylvia Plath e Virginia Woolf. Plath parece escrever aos moldes de Woolf, criando uma literatura de morte, feita para assassinar o Anjo do Lar. Usamos para tal estudo o conceito de écriture féminine, criado pelas francófonas Hélène Cixous, Luce Irigaray, e Julia Kristeva, entre outras, para traçar os paralelos entre um lugar para o feminino na escrita e a busca de uma tradição por Woolf. A abjeção de Kristeva, a dinâmica de poder entre alma e corpo de Foucault e o conceito de duplo de Otto Rank nos ajudarão, por fim, a entender como se dá a morte do Anjo na literatura, especificamente no romance A redoma de vidro (1963) de Sylvia Plath
Abstract: This dissertation is a comparative study of the legacy left behind by the Victorians to the twentieth-century woman writers Virginia Woolf and Sylvia Plath. Firstly, we shall discuss the controlling agencies governing the female body in the Victorian Era and the rise of an ideal, the Angel in the House. Secondly, we expose how Virginia Woolf apprehends and subverts this Victorian ideal, duplicating it into what we call the Demon in the House. At last we encourage the dialogue between Sylvia Plath and Virginia Woolf. Plath seems to write in accordance with Woolf s parameters, creating a literature of death, a literature that is the killer of the Angel. We use the concept of écriture féminine promoted by the French critics Hélène Cixous, Luce Irigaray, and Julia Kristeva, among others, to parallel a feminine space for writing to Woolf s search for a feminine literary tradition. Kristeva s abjection, Foucault s power dynamics between the soul and the body, and Otto Rank s work on the double, shall foster our discussion on the death of the Angel in literature, especially in Sylvia Plath s The Bell Jar (1963)
Palavras-chave: Angel in the house
Demon in the house
Death
Escritoras inglesas Séc. XX
Mulheres Conduta Inglaterra Séc. XIX
Feminilidade na literatura
Mulheres na literatura
Duplo (Literatura)
Morte na literatura
Woolf, Virgínia, 1882-1941 Crítica e interpretação
Plath, Sylvia, 1932 - 1963. A redoma de vidro
Anjo do lar
Demônio do lar
Morte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PINHO, Davi Ferreira de. Of angels and demons: Virginia Woolf s homicidal legacy in Sylvia Plath s: The bell jar.. 2011. 76 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6395
Data de defesa: 14-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Davi Pinho_Dissertacao.pdf571,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.