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Tipo do documento: Dissertação
Título: Metáfora Conceptual e Libras: uma abordagem cognitiva da surdez
Título(s) alternativo(s): Conceptual methaphor and Libras: a cognitive approach of deafness
Autor: Oliveira, Paula Helouise 
Primeiro orientador: Bernardo, Sandra Pereira
Primeiro membro da banca: Saliés, Tânia Mara Gastão
Segundo membro da banca: Ferrari, Lilian Vieira
Resumo: O percurso histórico das representações da surdez, da educação de surdos e do estatuto da língua de sinais aponta para a necessidade de uma reflexão sobre as relações entre língua, cognição e cultura. Um estudo direcionado à identificação das estruturas conceptuais subjacentes à língua falada pelos surdos -a Libras- pode contribuir com algumas considerações pertinentes sobre a questão surdez/cultura, além de contribuir para desmistificar possíveis preconceitos relacionados à língua de sinais. A linguística cognitiva (LC), ciência que engloba os aspectos cognitivos envolvidos na significação, a influência do contexto para a compreensão/produção da linguagem e a forma como o mundo é experienciado individualmente e culturalmente, revela-se como um embasamento teórico adequado ao desenvolvimento de tal reflexão, uma vez que abarca dentre suas áreas de interesse o estudo dos mecanismos cognitivos de conceptualização e expressão da realidade, dentre os quais se inserem os modelos cognitivos e culturais, a metáfora e a metonímia conceptuais. Levando-se em conta que na LC a concepção de metáfora, estabelecida pela Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), à luz de Lakoff e Johnson (2002[1980]) e Kövecses (2002, 2003, 2005), considera a metáfora como um mecanismo conceptual em que os seres humanos empregam um domínio experiencial mais concreto, estreitamente ligado à experiência com o próprio corpo e o mundo em que vivem, para compreender/conceptualizar um domínio mais abstrato; buscou-se, neste estudo, verificar a aplicabilidade de tal teoria na língua brasileira de sinais (Libras), hipotetizando-se que as metáforas conceptuais podem ser identificadas em qualquer língua, mesmo uma língua visuo-espacial, e que as manifestações metafóricas encontradas na Libras podem refletir as especificidades da cultura surda, bem como aspectos provenientes da cultura ouvinte devido à influência cultural gerada por sua inserção nesta cultura. A pesquisa realizada desenvolveu-se sob abordagem qualitativa/descritiva, com análise de um corpus heterogêneo da Libras, composto por sinais isolados, vídeos e transcrições de interações terapêuticas. Os resultados apontam não só para a manifestação da metáfora conceptual na Libras, como também para a manifestação de aspectos semânticos e fonológicos subjacentes à iconicidade cognitiva nos termos de (Wilcox, P. 2004) da Libras. Trata-se de um levantamento inicial, mas que fornece elementos para alguns questionamentos sobre o aspecto conceptual e cognitivo da iconicidade e sobre o alcance da TMC e sua relação com língua e cultura
Abstract: The historical course of deafness representations, deaf education and the status of sign language shows require of relationship reflection between language, cognition and culture. A study directed on conceptual structures underlying the language spoken by deafs Libras- can cooperate with some relevant considerations in question deafness / culture, and contribute for demystifying possible prejudices about sign language. The cognitive linguistics (CL), science that encompasses the cognitive aspects involving significance, context influence for language understanding/production and the way like world is experienced individually and culturally, revealed like theoretical basis for more functional development of such reflection, once it s include interest areas the study about mechanisms cognitive conceptualization expression of reality, which fall within cognitive and cultural models, conceptual metaphor and metonymy. Taking into account that the design of the LC metaphor established by the Theory of Conceptual Metaphor (TMC) postulated by Lakoff and Johnson (2002 [1980]) and extended by Kövecses (2002, 2003, 2005) considers metaphor as a conceptual mechanism in which humans employ a more concrete experiential field, linked to experiment with their bodies and the world they live, to understand / conceptualize a more abstract domain. In this study we try to verify the applicability of this theory in the Brazilian sign language (Libras) hypothesizing that the conceptual metaphors can be identified in any language, even a sign language, and the metaphorical expressions founded in Libras may reflect the specificities of the deaf culture and aspects of listener culture, cultural influence generated by their inclusion in this culture. The research developed a qualitative /descriptive, approach, with analysis of heterogeneous corpus, composed of isolated signs, videos and transcripts of therapeutic interactions. The results show the manifestation of conceptual metaphor in Libras,and expression of semantic and phonology aspects underlying iconicity of Brazilian sign language. This is an initial survey, but which provides guidance for some questions about the conceptual and cognitive aspect of iconicity, and the scope of the CMT and its relation to language and culture
Palavras-chave: Cognitive Linguistics
Conceptual Metaphor
Deafness
Libras
Linguística Cognitiva
Metáfora Conceptual
Surdez
Libras
Língua de sinais
Psicolinguística
Metáfora
Língua brasileira de sinais
Surdos
Área(s) do CNPq: CNPQ::
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Paula Helouise. Metáfora Conceptual e Libras: uma abordagem cognitiva da surdez. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6411
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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