Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
Título(s) alternativo(s): Literature Luso-African-Brazilian: the reader-child from object to subject of the reception.
Autor: Macedo, Silvia Terezinha Rezende 
Primeiro orientador: Fontes, Maria Helena Sansão
Primeiro membro da banca: Pires, Mirian da Silva
Segundo membro da banca: Batalha, Maria Cristina
Resumo: O corpus desta dissertação tem por objetivo a análise das obras A Maior flor do Mundo de José Saramago, O Gato e o Escuro de Mia Couto e O Mistério do Coelho Pensante de Clarice Lispector para o público infantil. A análise empreendida tem como referencial teórico a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito Estético de Wolfgang Iser, correntes que figuram o leitor como elemento atuante no ato da leitura, convidando-o a mergulhar nas entrelinhas dos textos e preencher lacunas ou hiatos, deixados pelos autores que mobilizam o leitor a formular o que não foi dito através da imaginação. A linguagem das obras mencionadas age como instrumento de percepção do leitor e símbolo da infância, pois, tornar-se-ão prazerosa, fantástica e maravilhosa sem a função disciplinadora e moralista que, anteriormente, inibia a criança de se expressar com liberdade. Ao trabalhar com conceitos como recepção, efeito, horizonte de expectativas e leitor implícito, busca-se explicar como se dá a leitura e a sua inserção no contexto das práticas culturais de produção de sentido. As obras estudadas contribuem para a formação de leitores críticos e reflexivos ao questionarem a linguagem literária diante das experiências da vida. As ilustrações das obras não se apresentam somente como simples complementação dos textos verbais, mas também, adquirem significados e expressões estéticas
Abstract: The corpus of this essay is mainly to study accurately the following literary compositions: A Maior Flor do Mundo by José Saramago, O Gato e o Escuro by Mia Couto and O Mistério do Coelho Pensante by Clarice Lispector for childish readers. The undertaken analyses has as a theoretical reference Estética da Recepção by Hans Robert Jauss and Teoria do Efeito Estético by Wolfgang Iser, tendencies wich take the reader as an active active element in the act of reading, letting him/her go deeply into the text and fill in the blanks left by the authors who make the reader formulate what was not said through his/her imagination. The language of the mentioned books works as the reader s instrument of perception and childhood symbol, so that they will be so amazing, fantastic and wonderful without having the function of controlling and moralizing , which made children not to express themselves with freedom in the past. When concepts as reception, effect horizon of expectations and implicit reader are worked, we try to explain how the reading involves children and its introduction in the cultural context of sense production. The analysed literary compositions contribute to make analytical and thoughtful readers object life experiences. The book illustrations do not appear as only verbal text complement, but also getting expression and esthetic meanings
Palavras-chave: Childish Literature
Reception
Effect
Horizon of Expectations
Implicit Reader
Literatura Infantil
Recepção
Efeito
Horizonte de Expectativas
Leitor Implícito
Literatura infanto-juvenil História e crítica
Literatura comparada
Leitores Reação crítica
Leitura
Imaginação nas crianças
Saramago, José, 1922-2010. A maior flor do mundo
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955-. O gato e o escuro
Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação
Lispector, Clarice, 1920-1977. O mistério do coelho pensante
Lispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MACEDO, Silvia Terezinha Rezende. Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Silvia Teresinha _dissertacao.pdf715,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.