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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6425
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre Petrônio e Longo: uma proposta da pedagogia erótica |
Título(s) alternativo(s): | Entre Pétrone et Longus: une proposition de pédagogie érotique |
Autor: | Vasconcelos, Ana Paula Cardoso ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Amós Coêlho da |
Primeiro coorientador: | Lima, Fernanda Lemos de |
Primeiro membro da banca: | Fonseca, José Luís Jobim de Salles |
Segundo membro da banca: | Brandão, Jacyntho José Lins |
Resumo: | A presente dissertação tem como corpus o romance erótico grego Pastoral ou Dáfnis e Cloé (III d.C.), do sofista Longo, e o romance erótico latino Satiricon(I d.C.), de Petrônio, arbitro da elegância do imperador Nero. O estudo objetiva descrever, em perspectiva comparada, como esses romancistas estão engajados com a técnica da cura sui, admitindo constituir essa prática uma espécie de paideia, ou seja, uma pedagogia erótica em prol de uma austeridade sexual, em nome da preservação da saúde do corpo e da elevação da alma. Busca, também, mostrar que o gênero romance surgiu muito antes do século XII da nossa era, ao contrário do que se afirma, bem como derrubar a falsa concepção, por parte do leitor moderno, de que a Antiguidade havia sido um verdadeiro paraíso da permissividade sexual. Tal percurso, também, permite-nos, ao fim, uma reflexão diferenciada acerca da situação social e política dos cidadãos livres e escravizados dos primeiros séculos da nossa era |
Abstract: | La présente dissertation a comme corpus le roman érotique grec Les Pastorales ou Daphnis et Chloé (IIème ou IIIème siècle), du sophiste Longus et le roman érotique latin Satiricon (Ier siècle), de Pétrone, l'arbitre de l élégance de l'empereur Néron. Le but fondamental de cette recherche est celui d examiner, dans une perspective comparée, la manière dont ces romanciers, engagés dans la technique de la cura sui, envisagent dans cette pratique une espèce de paideia , en l'occurrence, une pégagogie érotique qui soutient l austérité sexuelle, en préservant la santé du corps et l'élévation de l esprit. En d'autres mots, ce travail vise, par ailleurs, à démontrer que, différemment de ce que la plupart des gens pensent, le roman est né avant le XIIème siècle de l'ère moderne, nous permettant de passer en revue une fausse conception qui veut que l' Antiquité incarne un paradis de la permission sexuelle, pour nombre des lecteurs contemporains. Ce parcours nous invite, en outre, à approfondir une enquête portant sur la situation sociale et politique des citoyens affranchis et de l'esclavage, à l'aube de notre époque |
Palavras-chave: | Roman antique Pégagogie érotique Austérité Pétrone Longus Literatura comparada Latina e grega Literatura grega e latina Petronio. Satiricom Longo. Dáfnis e Cloé Longo. Pastoral Literatura antiga Literatura clássica Literatura erótica Gregos Comportamento sexual Latinos Comportamento sexual Romance antigo Pedagogia erótica Austeridade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | VASCONCELOS, Ana Paula Cardoso. Entre Petrônio e Longo: uma proposta da pedagogia erótica. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6425 |
Data de defesa: | 1-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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