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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre Petrônio e Longo: uma proposta da pedagogia erótica
Título(s) alternativo(s): Entre Pétrone et Longus: une proposition de pédagogie érotique
Autor: Vasconcelos, Ana Paula Cardoso 
Primeiro orientador: Silva, Amós Coêlho da
Primeiro coorientador: Lima, Fernanda Lemos de
Primeiro membro da banca: Fonseca, José Luís Jobim de Salles
Segundo membro da banca: Brandão, Jacyntho José Lins
Resumo: A presente dissertação tem como corpus o romance erótico grego Pastoral ou Dáfnis e Cloé (III d.C.), do sofista Longo, e o romance erótico latino Satiricon(I d.C.), de Petrônio, arbitro da elegância do imperador Nero. O estudo objetiva descrever, em perspectiva comparada, como esses romancistas estão engajados com a técnica da cura sui, admitindo constituir essa prática uma espécie de paideia, ou seja, uma pedagogia erótica em prol de uma austeridade sexual, em nome da preservação da saúde do corpo e da elevação da alma. Busca, também, mostrar que o gênero romance surgiu muito antes do século XII da nossa era, ao contrário do que se afirma, bem como derrubar a falsa concepção, por parte do leitor moderno, de que a Antiguidade havia sido um verdadeiro paraíso da permissividade sexual. Tal percurso, também, permite-nos, ao fim, uma reflexão diferenciada acerca da situação social e política dos cidadãos livres e escravizados dos primeiros séculos da nossa era
Abstract: La présente dissertation a comme corpus le roman érotique grec Les Pastorales ou Daphnis et Chloé (IIème ou IIIème siècle), du sophiste Longus et le roman érotique latin Satiricon (Ier siècle), de Pétrone, l'arbitre de l élégance de l'empereur Néron. Le but fondamental de cette recherche est celui d examiner, dans une perspective comparée, la manière dont ces romanciers, engagés dans la technique de la cura sui, envisagent dans cette pratique une espèce de paideia , en l'occurrence, une pégagogie érotique qui soutient l austérité sexuelle, en préservant la santé du corps et l'élévation de l esprit. En d'autres mots, ce travail vise, par ailleurs, à démontrer que, différemment de ce que la plupart des gens pensent, le roman est né avant le XIIème siècle de l'ère moderne, nous permettant de passer en revue une fausse conception qui veut que l' Antiquité incarne un paradis de la permission sexuelle, pour nombre des lecteurs contemporains. Ce parcours nous invite, en outre, à approfondir une enquête portant sur la situation sociale et politique des citoyens affranchis et de l'esclavage, à l'aube de notre époque
Palavras-chave: Roman antique
Pégagogie érotique
Austérité
Pétrone
Longus
Literatura comparada Latina e grega
Literatura grega e latina
Petronio. Satiricom
Longo. Dáfnis e Cloé
Longo. Pastoral
Literatura antiga
Literatura clássica
Literatura erótica
Gregos Comportamento sexual
Latinos Comportamento sexual
Romance antigo
Pedagogia erótica
Austeridade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VASCONCELOS, Ana Paula Cardoso. Entre Petrônio e Longo: uma proposta da pedagogia erótica. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6425
Data de defesa: 1-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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