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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6439
Tipo do documento: Dissertação
Título: Regência verbal: reflexões sobre teoria e prática
Título(s) alternativo(s): Verbal regency: theoretical and practical reflection
Autor: Marquezini, Viviane Santana 
Primeiro orientador: Oliveira, Helênio Fonseca de
Primeiro membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Segundo membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Terceiro membro da banca: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Quarto membro da banca: Pauliukonis, Maria Aparecida Lino
Resumo: Com base em levantamento feito em redações de vestibular da UERJ de 2003, este trabalho analisa como o concluinte do ensino médio tem empregado a regência verbal, bem como verifica que contribuições a concepção de gramática adotada pelos livros didáticos do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) tem oferecido aos alunos para sanar este tipo de problema. Tendo em vista que é praxe no vestibular exigir-se do candidato o emprego da variedade formal da língua, os desvios dessa variedade observados no corpus são decorrentes: (a) do desconhecimento da preposição exigida pelo verbo; (b) do emprego, em situações formais, da sintaxe típica do registro informal brasileiro; (c) do emprego de objeto direto no lugar do complemento relativo; (d) do emprego de objeto direto preposicionado com verbos que não o admitem em contextos específicos; (e) da omissão do objeto direto no registro formal; (f) da omissão da preposição antes de pronome relativo; (g) da incapacidade para empregar os pronomes o e lhe; (h) da omissão do pronome oblíquo em verbos pronominais. Visando ao aprimoramento do desempenho redacional dos concluintes do curso médio, o trabalho propõe ainda atividades didáticas sempre sensíveis aos aspectos discursivos destinadas à aquisição pelo aluno das habilidades cuja falta se constatou com a pesquisa
Abstract: Based on a careful examination of compositions written by SAT candidates to Rio de Janeiro State University (UERJ) in 2003, this work analyses how the Brazilian high school student has been using the complement required by the verb structure which is called in Portuguese verbal regency. Moreover, it verifies which contributions the conception of grammar adopted by the didactic books of the Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) has offered to the students to solve this kind of problem. Due to the compulsory use of the formal variety of the language in a university admission exam, it is necessary to reiterate the importance of its domain, without, however, minimizing the other varieties. In the corpus analysed, syntactic constructions considered inadequate in the standard language resulted: (a) from the unfamiliarity with the verb s appropriate preposition; (b) from the use of the typical syntax of Brazilian informal register, in formal situations; (c) from the use of direct object instead of the relative complement; (d) from the use of prepositional direct object referring to verbs that do not accept it in specific contexts, (e) from the omission of the direct object in the formal register; (f) from the omission of the preposition before relative pronoun; (g) from the inability to use the pronouns o and lhe; (h) from the omission of the oblique pronoun related to pronominal verbs. Focusing on the improvement of the student s composition performance, this study also suggests didactic activities always aware of the discursive aspects destined to the acquisition of the skills whose lack is evidenced by the research.
Palavras-chave: Verbal regency
PNLEM
Linguistic variation
Regência verbal
PNLEM
Variação linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MARQUEZINI, Viviane Santana. Regência verbal: reflexões sobre teoria e prática. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6439
Data de defesa: 1-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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