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Tipo do documento: Dissertação
Título: Holding mirrors up to Hamlet: what Franco Zeffirelli s and Michael Almereyda s filmic adaptations of the play tell us about it
Título(s) alternativo(s): Holding mirrors up to Hamlet: what Franco Zeffirelli s and Michael Almereyda s filmic adaptations of the play tell us about it
Autor: Ferreira, Diego Santos 
Primeiro orientador: Medeiros, Fernanda Teixeira de
Primeiro membro da banca: Berutti, Eliane Borges
Segundo membro da banca: Cardoso, Andre Cabral de Almeida
Resumo: Hamlet (1601), de William Shakespeare, é, desde o Fólio de 1623, circundada por um enorme e variado volume de leituras, que abrangem desde textos críticos e teóricos até as mais diversas adaptações teatrais e cinematográficas. Desde o final do século 19, o cinema vem adaptando peças de Shakespeare, fornecendo novos pontos de vista e sugestões para a encenação dessa obra ao levá-la inúmeras vezes para as telas. Dentre uma longa lista de adaptações fílmicas de Hamlet, o Hamlet mainstream de Franco Zeffirelli (1990) e o Hamlet 2000 (2000), filme independente de Michael Almereyda, compõem o corpus eleito para análise nesta dissertação. Dialogando com noções de críticos e teóricos que desenvolveram estudos sobre o conceito de adaptação, tais como André Bazin, Robert Stam e Linda Hutcheon, sugiro uma desierarquização entre a peça shakespeariana e os filmes logo, entre literatura/teatro e cinema. O objetivo final deste trabalho encontra-se na proposta de uma reflexão sobre esses filmes enquanto potenciais materiais críticos elucidativos para o estudo da peça, úteis na discussão de alguns de seus mais importantes temas e/ou questões
Abstract: Hamlet (1601), by William Shakespeare, has been, since its publication in the First Folio (1623), surrounded by a huge and varied number of readings, ranging from critical and theoretical texts up to several different theatrical and cinematographic adaptations. Since the end of the 19th century, cinema has adapted Shakespearean plays, proposing alternative points of view and interpretations when transposing them to the screen. Among a list of several filmic adaptations of Hamlet, Franco Zeffirelli s mainstream Hamlet (1990) and Michael Almereyda s independent Hamlet 2000 (2000) make up the corpus under analysis in this dissertation. Establishing a dialogue with ideas developed by important critics and theorians such as André Bazin, Robert Stam and Linda Hutcheon about the notion of adaptation, I suggest a dismissal of the hierarchy between the Shakespearean play and the films; therefore, a dismissal of the notion of literature/theater's superiority to cinema. The main aim of this dissertation consists in proposing that the chosen films be taken as potential critical material providing access to the Shakespearean play in the discussion of its major issues
Palavras-chave: Literature and Film
Adaptation Studies
Hamlet
Shakespeare
Shakespeare, William, 1564-1616. Hamlet Adaptações para cinema e vídeo
Cinema e literatura
Adaptações para o cinema
Zeffirelli, Franco, 1924- - Crítica e interpretação
Almereyda, Michael Crítica e interpretação
Literatura e Cinema
Estudos da Adaptação
Hamlet
Shakespeare
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FERREIRA, Diego Santos. Holding mirrors up to Hamlet: what Franco Zeffirelli s and Michael Almereyda s filmic adaptations of the play tell us about it. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6455
Data de defesa: 3-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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