Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6467
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Educação de jovens e adultos (EJA): a inclusão social pelos caminhos da leitura
Título(s) alternativo(s): Youth and adult education (YAE): social inclusion by reading
Autor: Puga, Cecília Maria Lopes 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Oliveira, Helênio Fonseca de
Segundo membro da banca: Pereira, Luci Ruas
Resumo: A dissertação trata de um estudo de natureza didática para uma reflexão sobre a leitura na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfocamos a importância da formação de alunos com inúmeras pretensões e necessidades comunicativas, carentes da formação fundamental, que buscam a escola como oportunidade para que sejam reconhecidos e para validarem conhecimentos e competências resultantes de experiências construídas ao longo da vida, fora dos bancos escolares. O estímulo à prática da leitura revelou-se um dos caminhos para melhorar o letramento e contribuir para a inclusão social. Nas relações entre linguagem, sociedade e escola, é indispensável uma prática de ensino em que se ofereça a oportunidade de o homem continuar a educação durante o tempo necessário, numa concepção democrática do conhecimento. O segmento EJA tem uma Proposta Curricular, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas considerando as especificidades e características dessa modalidade de ensino. O trabalho com diferentes gêneros e tipos de textos facilita tanto a interpretação como a produção escrita. A proposta-desafio que ora apresentamos mostrou-nos que o exercício constante, lendo e escrevendo, é fundamental para que os estudantes participem das variadas práticas sociais da língua, ao abrir um leque de conhecimentos e novos significados, levando-os a apreciar e a valer-se deste poderoso instrumento, a LEITURA. Ao refletirmos sobre aspectos pedagógicos, voltamo-nos sobre a nossa prática, como forma de avaliar o desempenho face ao processo ensino-aprendizagem que buscamos aperfeiçoar quanto aos procedimentos adotados com alunos da EJA.
Abstract: This dissertation deals with a didactic study concerning a consideration about reading in the Youth and Adult Education (YAE). We focus the importance of students education with various aspirations and communicative needs, deprived of basic education, who seek the school as an opportunity to be acknowledged and to confirm knowledge and abilities acquired through experiences throughout life, outside school. Motivation for the reading practice turned out to be one of the ways to improve literacy and to contribute to social inclusion. In the relations between language, society and school, it is essential a teaching practice in which the student is offered the opportunity to carry on his education during the required period, in a democratic conception of knowledge. The segment YAE has a Curricular Proposal, based on the National Curricular Parameters, but taking into account the specifities and particulars of this type of teaching. The work with different sorts and types os texts helps interpretation as well as the written output. The challenge-proposal we now present showed us that the constant exercise, reading and writing, is essential for students to participate in the various social practices of the language, by opening a series of knowledges and new meanings, leading them to enjoy and to take advantage of this powerful instrument, READING. As we think over the pedagogic aspects, we make use of our practice as a means to evaluate the performance in view of the teaching-learning process which we try to improve as for the procedures adopted with YAE students.
Palavras-chave: Youth and Adult Education (YAE)
Language
Social inclusion
Reading
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Língua
Inclusão social
Leitura
Programa de Educação de Jovens e Adultos (Rio de Janeiro, RJ)
Alfabetização de adultos - Brasil
Leitura (Educação de adultos)
Inclusão social
Educação de adultos e Estado
Prática de esino
Professores - Formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PUGA, Cecília Maria Lopes. A Educação de jovens e adultos (EJA): a inclusão social pelos caminhos da leitura. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6467
Data de defesa: 26-Mar-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cecilia Puga_Dissertacao.pdf1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.