Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6500
Tipo do documento: Dissertação
Título: Níveis de letramento na escrita: a interseção discurso-gramática
Título(s) alternativo(s): Levels of literacy in the writing: the intersection discours-grammar
Autor: Feitosa, Alessandra Martins Gomes 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Menezes, Vanda Maria Cardozo de
Resumo: Esta dissertação busca contribuir para o ensino da língua materna promovendo uma análise linguístico - discursiva organizada em níveis das produções que compõem o corpus investigado. Considerando um universo de 375 produções discentes, propõe-se uma análise de 37 produções textuais de alunos dos Colégios Militares do Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Campo Grande, a fim de, com base no aporte teórico que estabelece a interseção da concepção tridimensional do discurso de Fairclough e as regularidades discursivas de Foucault, sejam propostos níveis de letramento da escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica deste estudo baseia-se em duas categorias de análise, a saber: uma categoria discursiva e outra gramatical. A primeira, subdividida em intratexto e intertexto, aponta para a construção de sentido e para o posicionamento do aluno como sujeito. A segunda, subdividida em coesão referencial e coesão sequencial, indica a importância dos elementos gramaticais na sustentabilidade e desenvolvimento do texto. Em cada uma dessas categorias foram levantadas regularidades discursivas que, interseccionadas, retratam os diferentes níveis de proficiência leitora e escritora presentes num mesmo grupo, resultantes dos diferentes níveis de letramento, além de indicar para o professor os aspectos linguísticos que precisam ser desenvolvidos numa sala de aula
Abstract: The objective presented herein was to contribute to the teaching of Portuguese as mother tongue by means of a linguistic-discursive analysis, organized in levels, of the written productions which compose the investigated corpus. Based on the theoretical support which establishes the intersection between Fairclough s three-dimensional conception of discourse and Foucault s discursive regularities, we carry on the analysis of 37 out of a group of 375 written productions of students of the first year of Middle School from the Military Schools of Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre and Campo Grande, in order to outline the literacy levels of those students in writing. The methodological approach considered in this study is based in two categories of analysis: a discursive and a grammatical one. The first, subdivided in intra-text and intertext, points to the building of meaning and to the way the student understands her/himself as the subject of her/his discourse. The second, subdivided in referential cohesion and sequential cohesion, signals out the importance of the grammatical elements in the sustainability and development of the text. In each one of those categories it was possible to observe discursive regularities, regularities which, in an intersection, portray different levels of the reading and writing proficiency presented in the same group, as a result of different literacy levels, besides indicating to the teacher the linguistic aspects which need to be developed in a classroom
Palavras-chave: Literacies
Discourse
Reading Writing
Língua portuguesa Estudo e ensino
Língua portuguesa Gramática Estudo e ensino
Língua portuguesa Português escrito
Análise do discurso
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Linguística de corpus
Letramentos
Discurso
Leitura e Escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FEITOSA, Alessandra Martins Gomes. Níveis de letramento na escrita: a interseção discurso-gramática. 2012. 231 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6500
Data de defesa: 21-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra Feitosa Dissertacao.pdf3,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.