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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6522
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A mönada e o enigma no roteiro noir de Onde andará Dulce Veiga? de Caio Fernando de Abreu |
Título(s) alternativo(s): | La monade et l'enigme dans le scénario noir de Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu |
Autor: | Justo, Vanessa David Bahia |
Primeiro orientador: | Santos, Francisco Venceslau dos |
Primeiro membro da banca: | Souza, Roberto Acízelo Quelha de |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de |
Resumo: | Análise do romance Onde andará Dulce Veiga?(1990), de Caio Fernando Abreu, com fundamento nas idéias de Theodor Adorno, especificamente com base na Teoria Estética. A crítica empreende-se sob três diferentes vertentes: o cinema noir, a música e a autobiografia, sendo essa última uma característica ligada à crítica cultural. Na primeira, detectam-se as influências da linguagem do cinema, em que o lado sombrio da realidade é forte aliado na composição do romance. Na segunda, observam-se os novos paradigmas culturais que emergiram nos anos de 1980 como índices metaficcionais , na ótica de Theresinha Barbieri (2003), de outros analistas, e que dão forma à variada mixagem do todo social. Na terceira vertente, cruzam-se os percursos da vida de Caio Fernando Abreu com a narrativa de ficção Onde andará Dulce Veiga?, a partir da coletânea de cartas, publicadas por Italo Moriconi (2002), escritas em três diferentes décadas: a de 1960, a de 1970 e a de 1980. Pela correspondência, verifica-se que o projeto do romance habitou o imaginário do jornalista, desde 1970, especialmente quando Caio Fernando Abreu passou a trabalhar em redações de jornais e revistas. Assim, os aspectos da vida convertem-se em experiência estética |
Abstract: | Analyse de Onde andará Dulce Veiga? (1990), de Caio Fernando Abreu, selon adorno trois différents points de vues: le cinèma noir, la musique e l autobiographie, soit cette dernière une caractéristique eiée à la critique culturelle. Au première, s étudient les influences du langage du cinèma, que le cote obscure de la realité est um fort alie à la composition du roman. Au deuxiéne s observent les nouveaux paradigmes culturels que émergirent des annes po comme indices metaficcionnels sous l optique de Teresinha Barbieri (2003), et que donnent formes au grands mixage du tout sociel. Au troisiène point de vue, se croisnt les parcours de la vie de Caio avec l oeuvre Onde andará Dulce Veiga?, à partir de l anthologie de lettres, publiées par Ítalo Moriconi (2002) em trois différents décennies: de 1060, de 1970 et de 1980. À travers des lettres detecte que le projet du roman a habite l imaginaire du journaliste depuis 1970, surtout quand Caio a passe a travailler em redactions de journaux et magazines. Ainsi, les aspects de vie se transforment em experience esthétique |
Palavras-chave: | Postmodernisme Fiction Énigme Vie Abreu, Caio Fernando, 1948-1996 - Crítica e interpretação Abreu, Caio Fernando, 1948-1996. Onde andará Dulce Veiga? Estética Pós-modernismo Cinema Ficção Enigma Vida |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | JUSTO, Vanessa David Bahia. A mönada e o enigma no roteiro noir de Onde andará Dulce Veiga? de Caio Fernando de Abreu. 2007. 147 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6522 |
Data de defesa: | 12-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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