Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543
Tipo do documento: Dissertação
Título: As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas
Título(s) alternativo(s): Newspaper reader's in the classroom: speaking features as stylistic and argumentative strategies
Autor: Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Lilia Simões de
Resumo: A presente pesquisa, com base na concepção sociointeracional de linguagem, sustenta a hipótese de que as marcas de oralidade, longe de configurarem problemas textuais a serem eliminados dos textos, podem ser empregadas estrategicamente em cartas dos leitores, com finalidades expressivas e argumentativas, de modo a se recriar uma ambiência oral na escrita, manifestando-se sentimentos do autor e envolvendo o leitor na problemática discutida. Partindo-se dessa hipótese, comprovada com o estudo detalhado de vinte e cinco cartas publicadas em O Globo entre agosto e dezembro de 2010, remodelam-se determinados aspectos teóricos, como as definições de leitura, de escrita, de expressividade e de argumentação, e defende-se uma prática pedagógica em que se considere o aluno um estrategista da linguagem , o qual, rechaçando macetes e outros dogmatismos linguísticos , faz uso intencional dos traços de fala em seus textos. O enfoque da pesquisa recai, portanto, tanto em aspectos teóricos quanto em questões ligadas ao fazer pedagógico
Abstract: The present research, based on the social interactionist language theory, sustain the hypothesis that orality marks, far away from being textual problems to be eliminated from texts, can be strategically used on reader s letters to recreate an oral ambience in writing with expressive and argumentative purposes, manifesting author s feelings and involving reader on discussed problematic. Starting from this hypothesis, corroborated by detailed studies on twenty-five letters published between August and December 2010 in O Globo, some theoretical aspects are remodeled, like reading, writing, expressivity and argumentation definitions, and a pedagogical practice which considers the student a language strategist , someone that rejects cheats and other language dogmatisms as he uses intentional speak traces in his texts, is defended. The research focus concentrates,therefore, in theoretical aspects and questions about the pedagogical doings
Palavras-chave: Orality marks
Reading
Textual production
Argumentation
Portuguese language teaching
Língua portuguesa Português escrito
Oralidade na literatura
Sociolinguística
Cartas de leitores
Língua portuguesa Análise do discurso
Língua portuguesa Composição e exercícios Estudo e ensino
Redação
Marcas de oralidade
Leitura
Produção textual
Argumentação
Ensino de Língua Portuguesa
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FONSECA, Aytel Marcelo Teixeira da. As cartas dos leitores de jornal na sala de aula: as marcas de oralidade como estratégias estilístico-argumentativas. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6543
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aytel Fonseca_dissertacao.pdf883,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.