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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente
Título(s) alternativo(s): The rhetorical processes in the Autos da Alma and Autos da Feira of Gil Vicente
Autor: Reis, Luciana Barbosa 
Primeiro orientador: Maleval, Maria do Amparo Tavares
Primeiro membro da banca: Brito, Iremar Maciel de
Segundo membro da banca: Muniz, Marcio Ricardo Coelho
Resumo: Esta dissertação analisa os processos retóricos presentes em duas moralidades de Gil Vicente Auto da Alma e Auto da Feira. Objetiva verificar como os discursos dos personagens associados à estrutura dos autos foram construídos com a finalidade de promover a edificação moral e religiosa, tendo como base teórica a retórica e a fundamentação teológica de Santo Agostinho. Para tanto, analisa o caráter persuasivo das moralidades e dos sermões medievais, buscando por eventuais analogias que possam haver entre eles. Uma feira onde se vendem virtudes e vícios e a alma entre as solicitudes do anjo e do diabo se mostram situações profícuas para a prática retórica, onde será bem sucedido quem melhor se aproveitar do poder de convencimento pela palavra. Desse modo, se torna recorrente a aproximação da prática retórica e as moralidades vicentinas, pois o caráter imprescindível da retórica na transmissão de uma doutrina fornecerá meios de identificar nos autos escolhidos o que é suscetível de persuadir
Abstract: This dissertation analyses the rhetorical processes in two moralities of Gil Vicente Auto da Alma and Auto da Feira. It has the goal to verify how the speeches of the characters associated with the structure of the autos were built with the aim to promote the moral and religious building, having as theoretical grounds the rhetoric and theological foundation of Santo Agostinho. Thus, analyzes the persuasive character of the moralities in medievals sermons, searching for eventuals analogies that could exist between them. One fair where sells virtues and vices, and a soul between the requests of an angel and a devil. These situations show themselves advantageous to rhetorical practice, where will be successful who better take use of the power of word persuation. Thus, becomes recurrent the approximation of the rhetoric practice and the moralities of Gil Vicente, because the essential character of the rhetoric in the transmission of a doctrine, provide means to identify in the autos chosen what is susceptible to persuade
Palavras-chave: Religion
Rhetoric
Teatro vicentino
Religião
Retórica
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Alma
Vicente, Gil, 1465-1536. Auto da Feira
Religião e literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: REIS, Luciana Barbosa. Os mecanismos de persuasão nos Autos da Alma e da Feira de Gil Vicente. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6548
Data de defesa: 31-Mar-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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