Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6549
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de estratégias argumentativas no gênero editorial
Título(s) alternativo(s): Analysis of the argumentativas strategies in the publishing sort
Autor: Campos, Adriana Cristina da Silva Valencio de 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Moraes, Marcia Sampaio de
Resumo: Os editoriais são textos argumentativos que expõem a visão do jornal, do qual fazem parte, sobre um determinado acontecimento. Na construção destes textos, o jornalista dispõe de estratégias que o auxiliam na produção de sua argumentação. Este trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias são utilizadas nos textos de editoriais. As estratégias estudadas neste trabalho são a citação, o argumento de autoridade, as aspas, a seleção lexical (índices de avaliação e indicadores atitudinais, metáforas, termos semanticamente relacionados, etc), as porcentagens, estatísticas e dados numéricos, as exemplificações, a concessão e os modalizadores. Para tanto, foram selecionados vinte e quatro textos de editoriais do jornal O Globo, adquiridos semanalmente, ao longo do primeiro semestre de 2008. Através da análise, foi observado que tais estratégias se mostraram recorrentes e que as mesmas trouxeram contribuição para o propósito comunicativo do argumentador, bem como auxiliaram na busca da persuasão do leitor
Abstract: The editorials are argumentative texts that show the vision of the periodical in which they are part on one specific event. About texts construction s, the journalist makes use of strategies that help him in the arguments production s. This work has as objective to analyze which strategies are used in the editorial texts. The strategies studied are citation, the authority, the quotations marks, the lexical election (indices of evaluation and attitude indicators, metaphors, terms semantically related etc), the percentages, statistics and numerical data, the exemplifications, the concessive elements and the modality. Thus, twenty and four editorial texts of the O Globo periodical had been selected, acquired weekly, throughout the first semester of 2008. Through the analysis, was observed that such strategies had shown recurrent and had brought contribution for the argumentative`s communicative intention, as well as had assisted in the search of the persuasion of the reader
Palavras-chave: Argumentation
Argumentatives strategies
Genre
Editorial
Argumentação
Estratégias argumentativas
Gênero
Editorial
Análise do discurso
Editoriais
O Globo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAMPOS, Adriana Cristina da Silva Valencio de. Análise de estratégias argumentativas no gênero editorial. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6549
Data de defesa: 30-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Analise de estrategias argumentativas no genero editorial2013.pdf525,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.