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Tipo do documento: Dissertação
Título: O encapsulamento anafórico em redações de vestibular da UEMA
Título(s) alternativo(s): Tha anaphoric encapsulation within UEMA's vestibular
Autor: Belo, Venúzia Maria Gonçalves 
Primeiro orientador: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Cunha, Maria Auxiliadora Gonçalves
Resumo: Tomando como base redações produzidas por candidatos que participaram do processo seletivo realizado em 2012 para o preenchimento a vagas de diferentes cursos de graduação oferecidos na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, corpus desta pesquisa, tem-se o objetivo de analisar as ocorrências das retomadas de porções textuais produzidas por pronomes demonstrativos e expressões nominais definidas, constituídas por esses pronomes, denominadas encapsulamentos anafóricos, que contribuem para a progressão referencial dos textos. A abordagem proposta fundamenta-se nos estudos de Referenciação, postulados por Koch (2002, 2006,2009, 2010, 2011), Marcuschi (1998, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012) e Tedesco (2002). Foram levantadas categorias de análise para a observação do fenômeno em estudo, sob três perspectivas: as formas morfossemânticas que podem assumir as expressões de retomadas no texto; as funções semântico-discursivas exercidas por essas expressões e a localização das expressões de retomada na estrutura textual das redações. O corpus desta pesquisa 45 (quarenta e cinco) redações de vestibular UEMA/2012, que corresponde a 10% da amostra de 450 (quatrocentos e cinquenta) redações analisadas constitui-se em textos dissertativo-argumentativos, o que propiciou a discussão teórica dos conceitos de gêneros discursivos e tipos textuais, no que tange à natureza estrutural dos textos analisados, fundamentando-se em Marcuschi (2008), Koch (2002, 2011), Rojo (2012). O estudo nos leva a afirmar que o pronome demonstrativo e as denominadas expressões nominais definidas constituem-se em um recurso discursivo bastante utilizado nas referidas produções de texto, promovendo não só a ligação entre as diferentes partes do texto, mas também contribuindo para a progressão textual por meio da referenciação
Abstract: Based on essays produced by candidates who participated in the process for selection conducted in 2012 to fill the vacancies for different undergraduate courses offered at the State University of Maranhão - UEMA, corpus of this research, it has been the purpose of analyzing the occurrence of repeated textual portions produced by defined demonstrative pronouns and nominal expressions, constituted by these pronouns, called encapsulations anaphoric, which contribute to the progression of reference texts. The proposed approach is based on studies of referencing, postulated by Koch (2002, 2006, 2009, 2010, 2011), Marcuschi (1998, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012) and Tedesco (2002). Were raised categories of analysis for the observation of the phenomenon under study, under three perspectives: the ways morfossemânticas which may take the expressions of echoed in the text; the functions semantic-discursive practices performed by these expressions, and the location of the expressions of resumed on textual structure of the compositions. The corpus of this research - 45 (forty-five) compositions for the vestibular UEMA/2012, which corresponds to 10% of the sample of 450 (four hundred and fifty) compositions analyzed, are discursive-argumentative, which brought the theoretical discussion of the concepts of genres and discursive textual types, in terms of the structural nature of the texts analyzed, based on Marcuschi (2008), Koch (2002, 2011), Rojo (2012). The study leads us to affirm that the demonstrative pronoun and the so called nominal expressions are defined in a resource discursive rather used in these productions of text, promoting not only the connection between the different parts of the text, but also contributing to the progression textual by means of referencing
Palavras-chave: Writing
Referentiation
Anaphoric Encapsulation
Língua portuguesa Anáfora (Linguística)
Referência (Linguística)
Língua portuguesa Pronome
Análise do discurso narrativo
Redação
Referenciação
Encapsulamento anafórico
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BELO, Venúzia Maria Gonçalves. O encapsulamento anafórico em redações de vestibular da UEMA. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6556
Data de defesa: 20-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



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