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Tipo do documento: Dissertação
Título: O fórum como atividade não presencial complementar para o ensino de E/LE com foco na leitura
Título(s) alternativo(s): El foro como una actividad no presencial complementar de E/LE con foco en la lectura
Autor: Doria, Nívea Guimarães 
Primeiro orientador: Junger, Cristina de Souza Vergnano
Primeiro membro da banca: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Segundo membro da banca: Soto, Eva Ucy Miranda Sá
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório com características experimentais, no qual pesquisamos a leitura de alunos universitários brasileiros em E/LE em um fórum on-line de debates. Para tanto, as seguintes perguntas nortearam nosso estudo: Como os alunos estão entrando em contato como uma nova situação de aprendizagem (atividade não presencial) e que tipo de perfil leitor essa nova atividade exige? Além dessa, também nos questionamos se o fato de a atividade ser não presencial interfere nessa questão? Nossos informantes estão no terceiro período da faculdade de Letras Português-Espanhol em uma IES pública, no qual há um módulo teórico de compreensão leitora. Nosso principal objetivo é traçar os perfis leitores de quatro informantes selecionados com base na freqüência de sua participação na atividade não presencial mediada por computador, da qual não estavam previamente familiarizados. Tomamos por base teóricos como Kleiman (1992, 1996), Junger (2002), Koch (2005), Marcuschi (1999), Leffa (1996) e Silva (2002) para fundamentar nosso estudo acerca das estratégias envolvidas e dos conhecimentos necessários para a compreensão leitora. Os estudos de Marcuschi (2005), Xavier & Santos (2005), Xavier (2005) Paiva & Rodrigues (2004), Coscarelli (2006) foram utilizados na questão de ensino à distância e o meio virtual, além de Freire (2003) e Pan (2005, 2007) na questão da leitura hipertextual. De maneira a coletar nossos dados, elaboramos um fórum para o uso dos alunos, assim como um questionário de sondagem e selecionamos dois textos para leitura. No fórum, incluímos os tópicos: a) apresentação do primeiro texto, b) atividade desse primeiro texto, c) protocolos dos dois textos e d) tópico de apresentação e resumido roteiro de leitura do segundo texto. Também utilizamos um questionário após a coleta de dados no fórum. Dessa forma, analisamos as respostas a todos esses instrumentos, a fim de traçar os perfis dos informantes. Apesar de a internet haver-se popularizado nos últimos anos, pudemos observar, de fato, a falta de familiaridade com o meio e a dificuldade de ler textos longos em tela. Além disso, registramos, também, resistência de nossos informantes em interagirem com seus colegas de turma fora do contexto acadêmico tradicional, além de um direcionamento da leitura dos textos apresentados para os aspectos estudados em sala de aula no módulo de compreensão leitora da disciplina. Podemos, portanto, caracterizar esses perfis leitores como ainda guardando laços profundos com a leitura tradicional em papel e ainda reticentes em usufruir a interatividade que a internet proporciona
Abstract: Este trabajo se trata de un estudio de caso de carácter exploratorio con características experimentales, en el cual investigamos la lectura de alumnos universitarios brasileños en E/LE en un foro en línea de discusión. Para lograrlo, las siguientes preguntas nortearon nuestro estudio: ¿Cómo los alumnos están entrando en contacto con una nueva situación de aprendizaje (actividad no presencial)? Y ¿qué tipo de perfil lector esa nueva actividad exige? Nuestros informantes están en el tercer curso de la licenciatura en Letras Portugués-Español en una institución de enseñanza superior pública, en cuyo programa hay un ítem teórico de comprensión lectora. El principal objetivo de nuestro estudio es trazar los perfiles lectores de cuatro informantes elegidos con base en la frecuencia de su participación en la actividad no presencial mediada por el ordenador, a la cual no estaban previamente familiarizados. Tomamos por base teóricos como Kleiman (1992, 1996), Junger (2002), Koch (2005), Marcuschi (1999), Leffa (1996), Silva (2002) para fundamentar nuestro estudio acerca de las estrategias usadas y de los conocimientos necesarios para la comprensión lectora. Los estudios de Marcuschi (2005), Xavier & Santos (2005), Xavier (2005) Paiva & Rodrigues (2004), Coscarelli (2006) se emplearon en la cuestión de la enseñanza a la distancia y el medio virtual, además de Freire (2003a e 2003b) y Pan (2005, 2007) en la cuestión de la lectura hipertextual. Para recolectar nuestros datos, elaboramos el foro para el uso de los alumnos, así como un cuestionario de sondeo y seleccionamos dos textos para lectura. El foro se compuso de los tópicos: a) presentación del primer texto; b) actividad de ese primer texto; c) protocolos de los dos textos; y d) tópico de presentación con un resumido guión de lectura del segundo texto. Además, presentamos, también, un cuestionario después de la colecta de dados en el foro. Analizamos las respuestas a todos esos instrumentos, a fin de trazar los perfiles de esos informantes. A pesar de la Internet haberse popularizado en los últimos años, constatamos la falta de familiaridad de esos informantes con el medio y su dificultad de leer textos largos en la pantalla del ordenador. Observamos también resistencia de nuestros informantes a la interacción con los compañeros de grupo fuera del contexto académico tradicional, además de una orientación de la lectura de los textos presentados para los aspectos estudiados en las clases del módulo de comprensión lectora de la asignatura. Podemos, por lo tanto, caracterizar esos perfis lectores como aun guardando enlaces profundos con la lectura tradicional en papel e aun reticentes en desfrutar de la interactividad que la internet proporciona
Palavras-chave: Comprensión lectora
Enseñanza a la distancia
Foro on-line
Lectura hipertextual
Texto académico-científico
Enseñanza superior
Compreensão leitora
Ensino à distância
Fórum on-line
Leitura hipertextual
Texto acadêmico-científico
Ensino superior
Compreensão na leitura Estudo de casos
Língua espanhola Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Ensino à distância
Sistemas de hipertexto
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DORIA, Nívea Guimarães. O fórum como atividade não presencial complementar para o ensino de E/LE com foco na leitura. 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6557
Data de defesa: 28-Mar-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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