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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção das normas: o trabalho de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) junto a alunos deficientes visuais
Título(s) alternativo(s): Construyendo las normas: el trabajo de profesores de E/LE con alumnos deficientes visuales
Autor: Dias, Rosane Manfrinato de Medeiros 
Primeiro orientador: Sant'anna, Vera Lucia de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Rocha, Décio Orlando Soares da
Segundo membro da banca: Pedrosa, Cleide Emilia Faye
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo, a partir de uma visão dialógica de linguagem, identificar as possíveis normas que professores de E/LE vêm construindo no decorrer de sua atividade de trabalho junto a alunos portadores de deficiência visual (DV). Nosso corpus é constituído pela fala de docentes de E/LE sobre sua atividade de trabalho com discentes deficientes visuais e foi obtido a partir da aplicação da Instrução ao Sósia, procedimento de coleta de dados que visa fazer com que um sujeito fale sobre sua experiência de trabalho (Oddone, 1982). Com relação à linguagem, seguimos as propostas da Análise do Discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001) e as noções de gênero de discurso e de polifonia (Bakhtin, 1986). No que se refere a uma melhor compreensão do trabalho do professor, valemo-nos de conceitos advindos das Ciências do Trabalho (Daniellou, 2002, Noroudine, 2002, Souza-e-Silva, 2002, Amigues, 2004, Schwartz, 2004, Telles & Alvarez, 2004). Os resultados alcançados permitem-nos o acesso a saberes oriundos da prática docente voltada para o processo de ensino / aprendizagem de discentes portadores de DV. Além disso, contribuem com os debates referentes à educação inclusiva e à necessidade de valorização da experiência de trabalho do professor. Ademais de divulgar esses resultados, temos o compromisso ético de apresentá-los aos sujeitos de nossa pesquisa, para que possam obter um retorno do estudo realizado a partir das informações que compartilharam conosco
Abstract: Este trabajo objetiva, a partir de una visión dialogística del lenguaje, identificar posibles normas provenientes de la actividad de trabajo de profesores de E/LE que actúan con el público de alumnos deficientes visuales. Nuestro corpus está constituído por el discurso de maestros de E/LE sobre la actividad de trabajo que desarrollan con dichos alumnos, el cual obtuvimos con la aplicación de la Instrucción al Sosia, procedimiento de colecta de dados que hace con que el sujeto hable sobre su experiencia de trabajo (Oddone, 1982). Respecto el lenguaje, seguimos las propuestas de Analisis del Discurso de base enunciativa (Maingueneau, 2001) y los estudios sobre el género y la polifonía (Bakhtin, 1986). Los conceptos provenientes de las Ciencias del Trabajo orientan nuestras consideraciones sobre el trabajo del profesor (Daniellou, 2002, Noroudine, 2002, Souza-e-Silva, 2002, Amigues, 2004, Schwartz, 2004, Telles & Alvarez, 2004). Los resultados obtenidos nos permiten llegar a los saberes producidos por la práctica docente direccionada a los deficientes visuales. Además, contribuien con las discusiones referentes a la educación inclusiva y a la necesidad de valoración de la experiência de trabajo del profesor. También pretendemos divulgar esos resultados y presentarlos por el compromiso ético a los sujetos que tanto aportaron a nuestro estudio
Palavras-chave: Analisis de Discurso
Lenguaje y Trabajo
Actividad de trabajo docente
Enseñanza de E/LE
Deficiencia visual
Inclusión
Normas
Valoración de la experiencia de trabajo del profesor
Análise do Discurso
Linguagem e Trabalho
Atividade de trabalho docente
Ensino de espanhol como língua estrangeira Deficiência visual
Inclusão
Normas
Valorização da experiência de trabalho do professor
Deficientes visuais Educação
Língua espanhola Estudo e ensino
Integração social
Professores de educação especial
Educação especial - Métodos de ensino
Educação Normas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DIAS, Rosane Manfrinato de Medeiros. A construção das normas: o trabalho de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE) junto a alunos deficientes visuais. 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6560
Data de defesa: 24-Mar-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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