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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6562
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | The all-seeing mirror: reflecting on vampires as allegories in socio-culturally sensitive literary works |
Título(s) alternativo(s): | The all-seeing mirror: reflecting on vampires as allegories in socio-culturally sensitive literary works |
Autor: | Sardenberg, Thiago Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Monteiro, Maria Conceição |
Primeiro membro da banca: | Salgueiro, Maria Aparecida Ferreira de Andrade |
Segundo membro da banca: | Santos, Camila de Mello |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar a figura do vampiro na literatura como poderosa ferramenta de leitura e interpretação dos medos e angústias que afligem um determinado espaço sociocultural. Ao olhar para a evolução do vampiro literário através dos séculos dezenove, vinte e vinte e um, notamos que cada uma de suas encarnações difere dramaticamente da anterior, e no que o vampiro é reinventado, ele engaja-se num diálogo pertinente e coerente com questões de seu próprio tempo, nunca perdendo assim sua relevância. Sua existência heterogênea, explicitada na dissertação primariamente através das obras Carmilla, de Sheridan LeFanu, Dracula, de Bram Stoker, Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson, Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice e Fledgling, de Octavia Butler, e as diferentes questões suscitadas em cada uma dessas obras como a sexualidade, a alteridade e o hibridismo nos levarão ao entendimento de que o vampiro pode potencialmente desempenhar importante função alegórica, tornando-se um espelho da própria humanidade através da qual se sustenta |
Abstract: | The present work aims at looking at the figure of the vampire in literature as powerful means of reading and interpreting the fears and anxieties of a specific socio-cultural space. By looking at the evolution of the literary vampire through the nineteenth, twentieth and twenty-first centuries, we are able to notice that each of its incarnations dramatically differs from the previous one, and as vampires are reinvented, they engage in a coherent dialog with issues pertaining to their times, in a way that they never lose their relevance. Their heterogeneous existence, explicited in the dissertation primarily through Sheridan LeFanu s Carmilla, Bram Stoker s Dracula, Richard Matheson s I am Legend, Anne Rice s Interview with the Vampire and Octavia Butler s Fledgling, and the different theoretical questions brought on by each of them such as sexuality, alterity and hybridity will lead us to the understanding that the vampire may potentially function as a powerful allegory as it becomes a mirror of the very humanity on which its life depends |
Palavras-chave: | Vampire literature Sexuality Alterity Hibridity Dystopian literature Literatura vampiresca Alteridade Hibridismo Literatura distópica Vampiros na literatura História Sexo na literatura Alteridade Distopias na literatura Literatura e sociedade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SARDENBERG, Thiago Silva. The all-seeing mirror: reflecting on vampires as allegories in socio-culturally sensitive literary works. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6562 |
Data de defesa: | 19-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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